A conscientização Negra no País
Artigo: A conscientização Negra no País. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: SUELI27 • 2/10/2013 • Artigo • 408 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM PALESTRA
Aluno/a:
RA:
Curso/Semestre: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 2º PERÍODO
Polo de Apoio Presencial: ITUMBIARA-GO
Título: A conscientização Negra no País
Palestrante: Prof.ª. Drª. Eugênia Portela de Siqueira Marques
Data que a palestra foi assistida: Novembro/2012
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Foi nesse dia que morreu Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares que foi o personagem chave nessa historia, pois representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Hoje nossa história tem valorização de um líder negro que lutou até a morte contra as injustiças e preconceitos adivindos dos grandes senhores de cor branca.
Hoje em dia, mesmo sendo lentamente, passos importantes estão sendo tomados no Brasil, como a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2008 a populçao brasileira é composta como Negros; 0,58% (cerca de 1,1 milhões).
Os negros também se destaca em maior indice, quando se trata Da dependência de serviços do SUS e área social e econômica, pois mais de 11,5 milhões de pessoas pardos e negros vivem em extrema pobreza no país.
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
“Jamais existira igualdade entre brancos e negros a menos que sejamos vistos como iguais e não como povos distintos, pois éramos todos de uma raça até que alguém resolvesse nos separar pela cor, como se expressasse o caráter de cada homem.”
Visto do Coordenador Acadêmico EAD:
Data:
...