A contribuição de Emile Durkheim e Max Weber
Seminário: A contribuição de Emile Durkheim e Max Weber. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Apocalypsy • 28/8/2014 • Seminário • 1.164 Palavras (5 Páginas) • 640 Visualizações
. As contribuições de Émile Durkheim e Max Weber
O objetivo desta unidade é compreender as diferentes contribuições teóricas das Ciências Sociais para a compreensão da sociedade moderna. É importante compreender como estes conceitos permanecem atuais e podem ser aplicados para estudar os fenômenos contemporâneos. Outro elemento importante deste conteúdo é compreender que existem diferentes princípios explicativos para a sociedade capitalista, evidenciando o grau de complexidade do mundo moderno.
Os três teóricos clássicos da sociologia: Durkheim, Weber e Marx criaram concepções norteadoras para a observação social e seguramente pode-se afirmar que qualquer estudo sociológico vai, invariavelmente, ter uma filiação clara a um destes modelos teóricos ou a aspectos combinados destes modelos.
Émile Durkheim (1858-1917) foi o criador do organicismo ou funcionalismo, pois comparou a sociedade a um organismo vivo. Para ele, assim como no organismo, em que cada órgão tem que cumprir a sua função para que o todo se mantenha saudável, na vida social cada indivíduo deve cumprir a sua função, do contrário a sociedade ficará doente, ou seja, entrará num estado patológico.
Durkheim desenvolveu conceitos fundamentais para a compreensão da vida social como: fatos sociais, que podem ser normais ou patológicos; coerção social; solidariedade mecânica e orgânica. A importância da obra de Durkheim é identificar como o social se sobrepõe ao individual restringindo a possibilidade de exercício da liberdade.
Para Max Weber (1864-1920) as instituições produzidas pelo capitalismo, como a grande empresa, constituíam clara organização racional que desenvolvia suas atividades dentro de um padrão de precisão e eficiência. O capitalismo lhe parecia à expressão da modernização e de racionalização do homem ocidental, porém ele alertou para os perigos dessa racionalização crescente que leva a excessiva especialização a um mundo cada vez mais tecnicista e artificial e a deterioração das relações humanas e dos aspectos existenciais do indivíduo. Para Weber esse sistema cria a burocracia, que é um dos principais problemas gerados pelo capitalismo. Além disso, Max Weber volta sua reflexão para a análise das subjetividades humanas analisando a importância do protestantismo no desenvolvimento da sociedade capitalista.
Questão:
Leia com atenção a frase a seguir:
"Se não me submeto às convenções mundanas; se, ao me vestir, não levo em consideração os usos seguidos em meu país e na minha classe, o riso que provoco, o afastamento em que os outros me conservam, produzem os mesmos efeitos de uma pena propriamente dita (...) Não sou obrigado a falar o mesmo idioma que meus compatriotas, nem empregar as moedas legais; mas é impossível agir de outra maneira (...) Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável". (DURKHEIM: 1985, p.02)
A frase acima expressa a relação entre o indivíduo e a sociedade, que podem ser compreendida:
A
A sociedade moderna nasceu sob o princípio da liberdade e da individualidade, por isso é garantido em todas as instâncias da vida, a livre expressão de idéias e ações.
B
Existe uma imposição do social sobre o individual, pois quando nascemos já encontramos uma sociedade pronta com regras e valores que devemos seguir.
C
Existe o domínio do individual sobre o social tendo em vista que a sociedade é constituída de indivíduos livres e soberanos.
D
Existe uma imposição do social sobre o individual porque a democracia ainda não se manifesta como um valor universal.
E
Existe uma imposição do individual sobre o social pois ainda existem ditadores em vários países do mundo.
Alternativa correta: B
2. A contribuição teórica de Karl Marx
Karl Marx (1818-1883) é um pensador que exerceu grande influência sobre os movimentos políticos do século XX. O conjunto de sua obra guarda atualidade pela crítica que faz ao modo de organização social do mundo moderno. Segundo Marx, as sociedades, assim como tudo o que vive traz em si o gérmen da sua própria destruição. A história dos sistemas e modos de produção é uma constante superação do velho pelo novo, segundo ele o declínio dos sistemas sociais se dá no seu próprio interior, quando os indivíduos ao repetir suas formas vão recriando e transformando seu funcionamento.
Karl Marx demonstra que nos diferentes períodos históricos o processo produtivo sempre foi organizado com base na exploração de uma classe sobre a outra. Por esse motivo
...