A importância da cultura como factor de Desenvolvimento econômico
Por: NovidadeBai • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 5.140 Palavras (21 Páginas) • 374 Visualizações
Índice
Introdução
1. Desenvolvimento Cultural
1.1. Conceitos básicos
1.2. Mecanismos básicos para o Desenvolvimento Cultural
1.3. A importância da cultura como factor de Desenvolvimento econômico
2. Divisão das Classes Sociais Ocidentais da actualidade
2.1. Definição de Classe Social
2.2. Características fundamentais das classes sociais
2.3. Diferença entre classes e outros tipos de estratos
2.4. Divisão das classes sociais no capitalismo moderno na visão Marx
2.5. Hierarquização das classes nas sociedades ocidentais Contemporâneas
2.6. Divisao de Classes sociais ocidentais: caso dos Estados Unidos da America
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Sob proposta do docente da cadeira de Estratificação e Mobilidade Social, foi elaborado o presente trabalho, por um grupo de estudante do 4º ano do curso de Licenciatura em ensino de Geografia da Universidade Pedagógica – Niassa, que aborda de forma sintética o Desenvolvimento cultural e a Divisão das classes sociais Ocidentais da actualidade, com a principal intenção de trazer informações básicas sobre o Desenvolvimento cultural e a Divisão das classes sociais Ocidentais da actualidade.
Para complementar os objetivos gerais acima referenciados, o trabalho possui como metas coadjuvantes de, explicar os conceitos básicos sobre Desenvolvimento cultural, mencionar Mecanismos básicos para o Desenvolvimento Cultural, descrever a importância da cultura como factor de Desenvolvimento econômico, explicar a contribuição do Desenvolvimento cultural na formação das classes sociais, trazer as características fundamentais das classes sociais, analisar a divisão das classes sociais no capitalismo moderno na visão Marx, e apontar a hierarquização das classes nas sociedades ocidentais contemporâneas
Para possível concretização do presente trabalho, usou-se como metodologias a consulta bibliográfica, e a observação critica. A consulta bibliográfica consistiu na leitura atenta e extração dos conteúdos apresentados pelas diversas obras bibliográficas que retratam o tema em referência. A observação critica consistiu na análise crítica e cuidadosa das informações retiradas, de modo a apurar a sua veracidade e credibilidade cientifica.
Para facilitar a percepção do trabalho a baixo exposto, organizou-se em duas (2) numerações, onde o número um (1) aborda de forma clara e objectiva o Desenvolvimento Cultural, e o numero dois (2) trata da Divisão das classes sociais Ocidentais da actualidade. O trabalho possui introdução, desenvolvimento, conclusão e sua respectiva bibliografia.
- Desenvolvimento Cultural
- Conceitos básicos
- Desenvolvimento
AMARO (1990) afirma que, o termo Desenvolvimento, pode ser entendido como o processo de evolução, crescimento e mudança de um objeto, pessoa ou situação específica em determinadas condições.
Para SILVA (1963) “O desenvolvimento é a condição de evolução que sempre tem uma conotação positiva já que implica num crescimento ou passo para etapas ou estágios superiores”.
Segundo VASCONCELLOS e GARCIA (1998: 205)
“Desenvolvimento é conjunto de alterações da composição do produto e a alocação de recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, alimentação, educação e moradia)”. (VASCONCELLOS e GARCIA, 1998: 205).
Com base nos distintos conceitos acima escorridos, concluiu-se que o desenvolvimento deve ser encarado como um processo complexo de mudanças e transformações positivas de ordem econômica, política e, principalmente, humana e social.
- Cultura
De acordo com LARAIA (2006), a cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Para KROEBER (1949:67), como termo geral, cultura significa a herança social e total da Humanidade; como termo específico, uma cultura significa determinada variante da herança social. Assim, cultura, como um todo, compõe-se de grande número de culturas, cada uma das quais é característica de certo grupo de indivíduos.
Sob outro ponto de vista, WHITE (1957:127) sustenta que:
“A cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. No cotidiano das sociedades civilizadas(especialmente a sociedade ocidental) e no vulgo costuma ser associada à aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como melhores, superiores, ou seja, erudição; este sentido normalmente se associa ao que é também descrito como "alta cultura".” (WHITE, 1957:127).
Em 1871, Taylor definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética, como se diz hoje.
...