ABANDONO DE CRIANÇAS
Ensaios: ABANDONO DE CRIANÇAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: monaluz • 6/10/2013 • 310 Palavras (2 Páginas) • 451 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
O abandono de crianças no Brasil nao é apenas um fato que se apresenta na atualidade, mas um marco que vem se estendendo desde o século XVIII.
Naquela época, as mães não tinham condições de criar seus filhos e assim acabavam abandonando-os.Os fatores de abandono geravam sempre em torno da miséria, mas também era muito forte o abandono de filhos das mães solteiras, pois a discriminação sobre elas eram muito grande, gerando o preconceito, já que os valores morais e éticos prevaleciam, caucionando o abandono dos bebes.Os lugares mais comuns onde eram abandonados as crianças eram as portas de casas e igrejas, em monturos, em beira de praia ou de rio.
Na década de 1927 começou a criação das leis em favor das crianças: Código de Menores. Getulio Vargas também implantou meios que resolvessem esses problemas criando as escolas profissionalizantes, orfanatos, escolas correcionais (onde não se educava, mas se disciplinava a criança para a sociedade) a famosa Cidade de Menores Getúlio Vargas. Hoje ainda existe muitos meios que tentam suprir os problemas nas ruas, mais são muito precários e longe de conseguir organizar aquilo tudo que precisa, falta suporte.
Atualmente ainda vemos um grande numero de abandono de bebes na sociedade, com aproximadamente 8 milhões de crianças abandonadas, com aproximadamente 2 crianças por dia deixadas a mercê da vida. Os casos mais sérios estão em São Paulo, mas existem casos em todo pais.
A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. (ECA Art. 7° ).
No ano de 1990 foi criado pelo governo brasileiro o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que regulamenta políticas em favor da criança e do adolescente e institui seus direitos e deveres. Mas ainda esta longe se acabar os problemas.
...