AD_Etica Moderna
Artigos Científicos: AD_Etica Moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tenaguiar2004 • 18/5/2013 • 490 Palavras (2 Páginas) • 630 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina: Ética Moderna
Curso: ADMINISTRAÇÃO AMAN
Professor: CARMELITA SCHULZE
Nome do aluno: VITOR MOREIRA AGUIAR GOMES
Data: 25/02/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Na Fundamentação da Metafísica dos Costumes encontramos outra formulação do imperativo categórico que Kant denomina de “imperativo prático”:
“Age de tal maneira que possas usar a humanidade, tanto em tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio”
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e outros escritos. Martin Claret: São Paulo, 2006. p. 59.
Em um texto, entre 20 e 30 linhas, relacione a formulação do imperativo categórico apresentada no enunciado acima com a temática principal (o assassinato de uma ativista humanitária em uma área remota do Quênia) do filme “O jardineiro fiel”. (10 pontos)
Ficha técnica - título original: The Constant Gardener; gênero: drama; duração: 02 h 09 min; ano de lançamento: 2005; estúdio: Focus Features / Scion Films Limited / Potboiler Productions Ltd.; distribuidora: Focus Features / UIP; direção: Fernando Meirelles.
O Jardineiro Fiel e o Imperativo Categórico Kantiano
No filme Justin é um diplomata e marido de Tessa, a ativista assassinada. Fica evidente através da conduta e comportamento do personagem Justin, a ética moralista kantiana, e o imperativo categórico também transparece em suas condutas. Justin representa o modelo de moral, de ética que Kant descreve; ele é o jardineiro fiel, aquele que viveu de modo intenso a lei moral, com cunho universalista, suas ações valem tanto para ele como para todas as pessoas. Em certos momentos Justin demonstra a forma correta de agir: Em um trecho do filme surge a seguinte oferta: “ em qualquer lugar sempre haverá a possibilidade de um pequeno consulado, pare com isto enquanto é tempo,ouça o conselho de um amigo” (Imperativo hipotético), mas ele nem responde. Continua sua peregrinação, convicto de que é assim que deve agir, por que o imperativo que o guia é categórico é uma ordem formal que nunca está condicionada a situações ou a particularidades.
Em seu consciente, sua razão lhe diz que assim deve ser e ele se submete a ela, livremente. Sua autonomia está subordinada ao critério de universalidade. Como em Kant, Justin identifica boa vontade e razão. Sua razão o conduz pelo mundo em busca
...