ANTROPOLOGIA SOCIOCULTURAL
Resenha: ANTROPOLOGIA SOCIOCULTURAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: davideboa • 26/1/2014 • Resenha • 410 Palavras (2 Páginas) • 748 Visualizações
FACULDADE TEOLÓGICA PARANAENSE – FATEP
ACADÊMICO: DAVI CARLOS SCHITICOSKI RAMOS TURMA : CIANORTE
PROFESSORA: Ma. MAFRA SOUZA
ANTROPOLOGIA SOCIOCULTURAL
Antropologia é uma ciência caracterizada por expressar a incessante busca do homem por respostas acerca de suas origens, sua natureza, sua vida aqui na terra, com perspectivas e teorias embasadas nas mais diversas áreas do conhecimento adquirido, sendo muitas teorias conhecidas e aceitas, podendo destacar a teoria do criacionismo e a do evolucionismo.
Os pensadores gregos indagavam a si mesmos, tentando compreender seu íntimo, sua autoconsciência, determinando assim uma filosofia antropocêntrica, como o homem no centro da discussão.
Todas as características sociais, evolucionárias, fisiológicas, bem como suas experiências individuais e coletivas, ou seja, todas as dimensões sociais, biológicas e culturais são matéria de estudo e debate pela Antropologia. Para Hoebel e Frost (1981:3-4): “antropologia fixa como seu objetivo o estudo do ser humano com um todo”.
A Antropologia Sociocultural se propõe a estudar questões que envolvam choques culturais, estruturas organizacionais, composição das estratégias de sobrevivências, as linguagens e saberes humanos, os valores, crenças, formar de sentir, de agir, de falar, tudo o que faz do ser humano um ser único.
Com um diverso campo de estudo e diversas disciplinas afins interligadas, pode-se incluir na Antropologia: a Paleontologia, a Somatologia, a Raciologia, a Antropometria, a Arqueologia, a Etnografia, a Linguística, o Folclore, etc...
Dentre as teorias que tentam explicar o surgimento da humanidade, destacam-se: o Criacionismo, defendendo que um ser criou todas as coisas, pessoas e animais e pôs aqui na terra; o Evolucionismo tem como principal argumento a evolução lenta e natural das espécies; a Geração Espontânea, designando de modo geral a origem da vida de uma matéria não viva; o Criacionismo Científico evidencia que houve um planejamento no surgimento das espécies por uma divindade, sem apontar a natureza desse ser criador; a Teologia Evolucionista fruto de uma tentativa de conciliação de textos bíblicos com teorias evolucionistas.
Cultura: nada mais é que um estudo de como vivem os povos. Pode ser caracterizada por ser material, imaterial, real ou ideal. A cultura do homem tem como componentes: o conhecimento, as crenças, os valores, as normas ou regras, os símbolos e as linguagens.
O homem criou diversos símbolos para representar o que está sentindo, pensando, o que deseja fazer ou que ninguém faça. Da evolução destes símbolos, surgiu a escrita, um agrupamento de símbolos comuns a fim de prestar uma comunicação aos demais seres. Desde as mais rudimentares, a escrita muito auxiliou o homem na preservação e transmissão de conhecimentos e aspectos culturais.
...