ANÁLISE CRÍTICA DAS OBRAS DE ARTE
Ensaios: ANÁLISE CRÍTICA DAS OBRAS DE ARTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tekinhamoura • 11/4/2014 • 703 Palavras (3 Páginas) • 1.167 Visualizações
ANÁLISE CRÍTICA DAS OBRAS DE ARTES
“A criança geopolítica observando o nascimento de um novo mundo”
Autor: Salvador Dali
Obra criada em 1943, apresentada no movimento do surrealismo. Tem haver com o final da segunda guerra mundial, em que as pessoas ansiavam por um novo mundo e um novo homem, mas nota-se que a obra não tem um ponto de vista otimista e sim desagradável, onde o continente sul-americano escorre uma lágrima demonstrando tristesa, sangue escorre na abertura do ovo que representa o “mundo” de onde nasce o homen que tenta sair com toda força e que demonstra o sofrimento e o sangue que várias pessoas perderam durante a guerra, a mulher que aponta para o mundo demonstrando tristesa apresenta físicamente miséria e pobreza mas ao mesmo tempo forte por ser musculosa, e o menino observando a cena demonstra um ar de espanto e medo que seria do nascimento do novo homem. O homem que nasce demonstra estar disposto em lutar por uma “nova era” de um novo mundo, sem guerras e destruíções,ou pode ser que ele esteja pronto para outras guerras disposto a lutar por conquistas de territórios pelo fato histórico das guerras mundiais. (Obra Histórica)
“O Grito”
Autor: Edward Munch
Obra criada em 1893, apresentada no movimento expressionista. Parace expressar medo, espanto, preocupação e susto. O personagem parece estar em um estado de angústia e dor, onde ele grita e parece estar desesperado com a situação.. O cenário torto, o fundo com o pôr do sol e uma expressão dolorosa, que passa a imagem de dor para quem interpreta a imagem. Talvez o autor tenha criado a obra, focando alguma fase difícil da vida que ele passou, seja de traumas ou pertubações que ele ou alguém próximo dele teve. A imagem expressa sofrimento, um setimento de tristesa e coisas negativas. (Obra sociológica)
“Guernica”
Autor: Pablo Picasso
Obra criada em 1937, faz parte do movimento cubista. Por algumas informações, a obra retrata os acontecimentos e horrores da Guerra civil espanhola, em um bombardeio sofrido pela cidade da “Guernica”. Retrata as forças militares, bombas, mortes, e ataques aérios a cidade. Nota-se pessoas mortas no chão, alguns cavalos como se quisessem escapar, uma mulher olhando para cima e segurando uma criança como se tivesse se lamentando pela morte da criança, algumas pessoas desesperadas como se estivessem gritando ou pedindo socorro. Não é possível indentificar bombas, mas há violência na cena, bombardeando a cidade desprotegida. Como aconteceu não só na guerra espanhola, mas em outras como a segunda guerra mundial, em que a Alemanha liderada pelo nazista Adolf Hittler bombardeia e destrói outras cidades, ocasionando várias mortes em guerras distintas entre os países europeus. O quadro representa um sentimento de luto, além do fato da obra ser feita em preto e branco, o espanto, braços estirados, gritos e berros parecem demontrar o horror da morte, tristesa e a crueldade desnecessária.
...