TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS SOCIAIS

Por:   •  26/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.439 Palavras (18 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ORLANA SOFIA ALVES MELO

AS POLÍTICAS SOCIAIS

CONTEXTO HISTÓRICO

[pic 4]

GARANHUNS, PE

2015

ORLANA SOFIA ALVES MELO[pic 5]

AS POLÍTICAS SOCIAIS

CONTEXTO HISTÓRICO

Portifólio individual do 1º Semestre do curso de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral.

GARANHUNS, PE

2015

[pic 6]

SUMÁRIO

1. Introdução        3

2. A Questão Social        4

2.1 Questões históricas relacionadas a Políticas Sociais no Brasil         5

2.2 As Expressões da Questão Social na Atualidade        11

2.3 Como a População se Manifesta Contra as Expressões da Questão Social na Sociedade Atual        11

3 Objetivos        12

3.1 Geral        12

3.2 Específicos        12

4 Justificativa        13

5 Metodologia        14

6 Cronograma        15

7 Orçamento        16

8 Resultados Esperados        17

9 Considerações Finais         18

10 Referências        19

1. INTRODUÇÃO

                A história do serviço social está claramente vinculada a mudanças que se estabeleceram no decorrer de vários séculos relacionados à efervescência de fatos sociais, culturais e econômicos provindos do capitalismo, das revoluções industrial e francesa, lutas de classes, surgimento da burguesia, dentre outras coisas. As questões sociais da época sofriam influência de ideologias européias centradas na Moral e no assistencialismo, portanto serviam como aparato para os aparelhos repressores do Estado.

                Era o serviço social usado, então, para “apaziguar” os conflitos sociais. As expressões da QUESTÃO SOCIAL na atualidade são as desigualdades sociais, a pobreza, a violência não muito diferente do século passado. No início do século XX, o papel do assistente social era bastante direcionado somente ao indivíduo, e este recebia em si toda a culpa de seu fracasso social e era considerado incapaz de gerir sua própria vida.

                Havia, então, uma tendência a não se enxergar o problema a partir de uma conjuntura política: as questões sociais eram encaradas como fatores pontuais. Era no indivíduo e para o indivíduo que os esforços do profissional do Serviço Social se direcionavam. E é o que se pretende abordar nesse trabalho referente às expressões da questão social.

2. A QUESTÃO SOCIAL

                O nascimento das políticas sociais está atrelado como um acontecimento associado à construção da sociedade capitalista, ou ao modo capitalista de produzir (mão de obra) e reproduzir-se (distribuição), construída por meio das lutas das classes operarias advinha da Revolução Industrial, está relacionada às questões sociais existentes do período.

        Baseado nestas questões, sobre os nascimento das políticas sociais, a questão social é definida como:

Conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade. (Iamamoto, 2007)

                Os interesse contraditórios entre trabalhador e patrão fez com que o Estado passasse a ser o mediador, transformando os direitos dos trabalhadores em capital de lucro, controlando o movimento operário contra o capitalismo, sem deixar de criar e priorizando, condição para o desenvolvimento industrial.

                O Estado passa a intervir por meio da política social estratégica, criando o Institutos de Aposentadoria e Pensões - IAPS, Legião Brasileira de Assistência – LBA, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, unificação da Lei Orgânica da Previdência Social, Fundo de Assistência do Trabalho Rural – FUNRURAL, o Instituto Nacional de Previdência Social - INPS, e foi criada a atual Constituição Federal do Brasil, considerada Constituição Cidadã.

                Neste trabalho acadêmico será abordado sobre a construção das políticas sociais no Brasil, a qual é de suma importância para o conhecimento do profissional de Serviço Social pois este deixa de ser filantrópica e passa a fazer parte da mediação entre estado e sociedade civil, perpassando por vários caminhos, primeira pela dimensão político-organizativa, depois dimensão acadêmica e por ultimo a dimensão interventiva. Buscando alternativas para intervenção diante das desigualdades sociais, ocorrendo assim, o amadurecimento da profissão, seu posicionamento e compromisso a favor da democracia, da liberdade e justiça social.

                Estas políticas são escolhidas para construir um país melhor, com mais condições de vida e chances de um mundo melhor para a população.
Também a sociedade deve ser participativa, tendo a preocupação em diminuir as desigualdades e a corrupção que nos rodeiam o tempo todo, possibilitando o trabalho honesto e justo, para que juntos possam ajudar o Brasil crescer e fortalecermos sempre a igualdade para todos.

2.1 Questões históricas relacionadas a Políticas Sociais no Brasil

                

                O Estado brasileiro como outros na América Latina, se construiu como um importante aliado da burguesia, atendendo à lógica de expansão do capitalismo e nesse sentido, as emergentes Políticas Sociais no país, devem ser apreendidas no movimento geral e nas configurações particulares desse Estado. Nesta perspectiva, o que pode ser constatado é que a Política Social estatal surge a partir de relações sociais, que peculiarizaram a sociedade brasileira nos anos 30 do século passado, representando uma estratégia de gestão social da força de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com