AS POLÍTICAS SOCIAIS
Por: Rodrigo César • 26/5/2015 • Projeto de pesquisa • 4.439 Palavras (18 Páginas) • 144 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ORLANA SOFIA ALVES MELO
AS POLÍTICAS SOCIAIS
CONTEXTO HISTÓRICO
[pic 4]
GARANHUNS, PE
2015
ORLANA SOFIA ALVES MELO[pic 5]
AS POLÍTICAS SOCIAIS
CONTEXTO HISTÓRICO
Portifólio individual do 1º Semestre do curso de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral.
GARANHUNS, PE
2015
[pic 6]
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. A Questão Social 4
2.1 Questões históricas relacionadas a Políticas Sociais no Brasil 5
2.2 As Expressões da Questão Social na Atualidade 11
2.3 Como a População se Manifesta Contra as Expressões da Questão Social na Sociedade Atual 11
3 Objetivos 12
3.1 Geral 12
3.2 Específicos 12
4 Justificativa 13
5 Metodologia 14
6 Cronograma 15
7 Orçamento 16
8 Resultados Esperados 17
9 Considerações Finais 18
10 Referências 19
1. INTRODUÇÃO
A história do serviço social está claramente vinculada a mudanças que se estabeleceram no decorrer de vários séculos relacionados à efervescência de fatos sociais, culturais e econômicos provindos do capitalismo, das revoluções industrial e francesa, lutas de classes, surgimento da burguesia, dentre outras coisas. As questões sociais da época sofriam influência de ideologias européias centradas na Moral e no assistencialismo, portanto serviam como aparato para os aparelhos repressores do Estado.
Era o serviço social usado, então, para “apaziguar” os conflitos sociais. As expressões da QUESTÃO SOCIAL na atualidade são as desigualdades sociais, a pobreza, a violência não muito diferente do século passado. No início do século XX, o papel do assistente social era bastante direcionado somente ao indivíduo, e este recebia em si toda a culpa de seu fracasso social e era considerado incapaz de gerir sua própria vida.
Havia, então, uma tendência a não se enxergar o problema a partir de uma conjuntura política: as questões sociais eram encaradas como fatores pontuais. Era no indivíduo e para o indivíduo que os esforços do profissional do Serviço Social se direcionavam. E é o que se pretende abordar nesse trabalho referente às expressões da questão social.
2. A QUESTÃO SOCIAL
O nascimento das políticas sociais está atrelado como um acontecimento associado à construção da sociedade capitalista, ou ao modo capitalista de produzir (mão de obra) e reproduzir-se (distribuição), construída por meio das lutas das classes operarias advinha da Revolução Industrial, está relacionada às questões sociais existentes do período.
Baseado nestas questões, sobre os nascimento das políticas sociais, a questão social é definida como:
Conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade. (Iamamoto, 2007)
Os interesse contraditórios entre trabalhador e patrão fez com que o Estado passasse a ser o mediador, transformando os direitos dos trabalhadores em capital de lucro, controlando o movimento operário contra o capitalismo, sem deixar de criar e priorizando, condição para o desenvolvimento industrial.
O Estado passa a intervir por meio da política social estratégica, criando o Institutos de Aposentadoria e Pensões - IAPS, Legião Brasileira de Assistência – LBA, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, unificação da Lei Orgânica da Previdência Social, Fundo de Assistência do Trabalho Rural – FUNRURAL, o Instituto Nacional de Previdência Social - INPS, e foi criada a atual Constituição Federal do Brasil, considerada Constituição Cidadã.
Neste trabalho acadêmico será abordado sobre a construção das políticas sociais no Brasil, a qual é de suma importância para o conhecimento do profissional de Serviço Social pois este deixa de ser filantrópica e passa a fazer parte da mediação entre estado e sociedade civil, perpassando por vários caminhos, primeira pela dimensão político-organizativa, depois dimensão acadêmica e por ultimo a dimensão interventiva. Buscando alternativas para intervenção diante das desigualdades sociais, ocorrendo assim, o amadurecimento da profissão, seu posicionamento e compromisso a favor da democracia, da liberdade e justiça social.
Estas políticas são escolhidas para construir um país melhor, com mais condições de vida e chances de um mundo melhor para a população.
Também a sociedade deve ser participativa, tendo a preocupação em diminuir as desigualdades e a corrupção que nos rodeiam o tempo todo, possibilitando o trabalho honesto e justo, para que juntos possam ajudar o Brasil crescer e fortalecermos sempre a igualdade para todos.
2.1 Questões históricas relacionadas a Políticas Sociais no Brasil
O Estado brasileiro como outros na América Latina, se construiu como um importante aliado da burguesia, atendendo à lógica de expansão do capitalismo e nesse sentido, as emergentes Políticas Sociais no país, devem ser apreendidas no movimento geral e nas configurações particulares desse Estado. Nesta perspectiva, o que pode ser constatado é que a Política Social estatal surge a partir de relações sociais, que peculiarizaram a sociedade brasileira nos anos 30 do século passado, representando uma estratégia de gestão social da força de trabalho.
...