TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS SOCIAIS SÃO UM REFERENCIAL IMPORTANTE NO CAMPO DE ATUAÇÃO PRIVILEGIADOS DO SERVIÇO SOCIAL. POR QUÊ?

Trabalho Universitário: AS POLÍTICAS SOCIAIS SÃO UM REFERENCIAL IMPORTANTE NO CAMPO DE ATUAÇÃO PRIVILEGIADOS DO SERVIÇO SOCIAL. POR QUÊ?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDERP – POLO: CAXIAS-MA

CURSO:SERVIÇO SOCIAL – 3º PERÍODO

DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORANÊO

TUTORA PRESENCIAL:

AS POLÍTICAS SOCIAIS SÃO UM REFERENCIAL IMPORTANTE NO CAMPO DE ATUAÇÃO PRIVILEGIADOS DO SERVIÇO SOCIAL. POR QUÊ?

-

Caxias-MA

Março/2014

,

Na sociedade capitalista, em que os sujeitos sociais assumem posição frente ao processo de produção e reprodução do capital, o Serviço Social se materializa como profissão num processo socio-histórico rico em determinações que repercutem na configuração da profissão e dos papéis desta na divisão social e técnica do trabalho.

Ao longo da história, o Serviço Social foi estabelecendo imbricações com algumas instituições, sendo a principal delas o Estado e assumindo posição , num contexto de tensões sociais da luta de classes, na construção e execução de políticas sociais advindas desse Estado.

No entanto, para compreendermos o Serviço Social e as políticas sociais, necessitamos nos valer da história e da delimitação dos papéis de sujeitos históricos coletivos e do Estado frente ao processo de produção e reprodução do capital que a sociedade contemporânea busca por acumulação cada vez maior, o capital através dos mecanismos de valorização constante, intercalados por crises, coloca-se como relação social em que capitalistas e proletários assumem posições antagônicas e fundamentais para a perpetuação do sistema capitalista.

As transformações ocorridas no sistema econômico mundial provocaram mudanças nas relações sociais de produção, nas relações do mundo do trabalho e consequentemente na questão social. Estas mudanças, aqui enfatizando o Brasil, perpassaram por todas as esferas socioinstitucionais intensificando as demandas, sequelas da sociedade, elucidadas como as expressões da questão social.

Na esfera privada as mudanças nas relações sociais foram potencializadas pelo interesse privado e a mercantilização das relações nacionais e internacionais provocando a precarização do trabalho, e o aumento do exercito industrial de reserva. Estas transformações afetaram o trabalho do assistente social, aumentando as demandas, as exigências e a prestação de serviços sociais. Muitas empresas apropriam-se da prestação destes serviços e por meio da filantropia e do marketing da responsabilidade social desenvolvem políticas sociais privadas.

A partir das décadas de 1980 e 1990 é intensificada a execução de políticas sociais por meio de instituições privadas sem fins lucrativos. Estas instituições assumem a prestação de serviços sociais e de políticas, atribuição que deveria ser desenvolvida pelo Estado. Estes espaços demandam trabalho para os assistentes sociais, e como todo campo de atuação exige respostas e compromisso profissional possibilitando aos usuários o acesso aos direitos sociais.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com