Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos (as) na Politica de Assistência Social.
Por: claudias.social • 25/10/2015 • Trabalho acadêmico • 749 Palavras (3 Páginas) • 592 Visualizações
A Psicologia como profissão, foi regulamentada em 1962. Com a ditadura militar no país, em 1964 impediu que a formação e o exercício profissional fosse
inserida nos currículos.
No final dos anos 80 a atuação psicológica toma um rumo certo, construindo comprometidas com a sociedade brasileira.
A Psicologia comprometida com a realidade social do país, o psicólogo (a) é inserido nas politicas públicas para o fortalecimento dos indivíduos e grupos que enfrentam a situação de vulnerabilidade.
Psicólogos (a) e assistentes sociais são inseridos no Serviço Único de Assistência Social SUAS em que esses profissionais tende a criar políticas de Assistência Social para atender com urgência as necessidades da sociedade brasileira.
O orçamento é a previsão antecipada e planejada dos investimentos do fundo público e passa a ser peça fundamental para a priorização estabelecida pelo planejamento das ações públicas.
A seguridade social pretende alcançar uma sociedade justa, livre e solidária, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e promover o bem de todos. É a seguridade social a segurança do indivíduo como parte integrante de uma sociedade.
Em um cenário de profunda desigualdade que o psicólogo (a) tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeito de direitos e o fortalecimento de políticas públicas. A atuação do psicólogo (a) se volta para a valorização nos sujeitos, na família e nas comunidades. A psicologia pode contribuir para resgatar os vínculos do usuário com a assistência social.
O psicólogo (a) pode participar de todas as ações do CRAS, articulando a sua ação a um plano de trabalho em conjunto com a equipe interdisciplinar. A oferta de serviços deve ser planejada e dependem de conhecimento do território e das famílias que lá vivem suas necessidades, seus pontos fortes, bem como o mapeamento da ocorrência da situação e de fragilidade.
A atuação deve sempre ser focada na prevenção e na promoção da qualidade de vida dos usuários, por isso o trabalho deve priorizar as potencialidades dos mesmos.
Uma psicologia empenhada com a transformação social tem como base as necessidades, objetivos e experiências dos oprimidos.
O psicólogo (a) atuará fazendo que o indivíduo reconheça sua identidade fortalecendo para que o mesmo volte a viver em sociedade.
As atribuições e competências do assistente social e norteado por direitos e deveres.
Os assistentes sociais possuem e desenvolvem atribuições localizadas no âmbito da elaboração, execução e avaliação das políticas públicas, como também na assessoria a movimentos sociais e populares, realiza a analise crítica da realidade e se desdobra em diversas competências e estratégias.
São inúmeras as atribuições do assistente social nos CREAS E CRAS.
Os profissionais prestam serviços de proteção social básica especializada, respectivamente e encaminham se necessário para outros atendimentos.
O objetivo é prevenir risco social, comunitário e promovendo a inclusão da família e dos cidadãos nas políticas
...