ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM EM GRUPO “RESTAURANTE DE COMIDA TAILANDESA”
Por: HigorEifler • 2/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.210 Palavras (5 Páginas) • 202 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO (CSTs)
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM EM GRUPO
“RESTAURANTE DE COMIDA TAILANDESA”
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
ABRIL 2020
[pic 2]
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
PROFESSORA: Maria Inês Lima Mörtl
Alunos: André Ribeiro de Lira
André Parra Rosa
Higor Valentino de Oliveira Eifler
Jéssica Domingues Bellomo
Juan Ribeiro Mahler
Lucas Kendi Azuma
Lucas Maldonado Rabelo
Matheus Amorim de Faria
Matheus Lemes Viana
Atividade desenvolvida para obtenção de nota do primeiro semestre na disciplina de Diagnóstico Organizacional do Curso Superior de Tecnologia em Gestão.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
ABRIL 2020
1 - Defina a missão e a visão da empresa para os próximos cinco anos.
Missão:
Oferecer uma experiencia original e genuína da gastronomia tailandesa, tornar inesquecível o sabor exótico e delicioso das iguarias da culinária tailandesa e o levar a um pedacinho da Tailândia sempre que entrar em nossos restaurantes.
Visão:
Ser o restaurante reconhecido como referência na gastronomia tailandesa, atendimento e inovação no Vale do Paraíba.
2 - Aponte e descreva os elementos centrais da cultura organizacional a ser criada e desenvolvida, indicando crenças e pressupostos (estabeleça 3) e valores (estabeleça 5).
Elementos centrais da cultura organizacional que será criada:
Garantir a melhor experiencia do cliente para com a marca de forma atenciosa e prática;
Levar cada funcionário executar sua função com engajamento, dedicação e responsabilidade;
Prezar pela comunicação horizontal, de forma simples e eficaz entre colaboradores.
Valores:
Experiência do melhor sabor, ambiente temático intuitivo e exclusivo, colaboradores motivados e treinados, higiene e segurança acima de tudo, um ambiente agradável e acolhedor, preços justos, buscar constantemente fazer melhor.
3 - Descreva políticas e práticas que os sócios poderiam adotar para realizar a missão e a visão da empresa, no que diz respeito a:
A – Recrutamento e seleção: Os pilares do recrutamento baseiam-se na cultura, missão, visão e valores almejadas pela diretoria e pelos fundadores, cada detalhe deve ser destacado conforme o perfil de vaga exigir, como por exemplo um chef que tenha vontade de se aprimorar, saiba delegar bem as orientações elaboradas e seja polido.
B – Reconhecimento do trabalho e desempenho: O sistema de reconhecimento e desempenho deve ser justo e bom para ambos os lados, exibir os bons trabalhos individuais, ou das equipes, nas telas da empresa e também premia-los quando fizerem o inesperado. Esta é também uma forma positiva de influenciar o comportamento dos outros funcionários através de bons exemplos, além de instituir o conceito de fazer sempre o melhor em ambos os setores da companhia.
C – Demissão: O desligamento do funcionamento, dar-se-á dois motivos, por pedido do funcionário e por decisão da empresa, nos casos de pedido do funcionário, a cultura empregada é em primeiro receber e identificar a carência, seja por o funcionário não estar bem, ou a empresa não é suficiente ao mesmo. E procurar melhorar e reciclar o que está em problema.
Já em casos de desligamento por desempenhou ou cultura, o colaborador será avaliado e receberá feedbacks para que seja apontado o ponto de melhoria, louvar quando o funcionário elevar o desempenho e alertar quando o mesmo não melhorar, em ultimas estancias desliga-lo com ética e gentileza, independente do que tenha ocorrido.
D – Comportamentos Esperados: Os comportamentos esperados são basicamente os desejados nos pilares da empresa e também no perfil da vaga, o colaborador precisa entender que entregar um bom desempenho é tão importante quanto a cultura e convívio na empresa. Ética, ambição, educação e conduta são as bases de um ambiente de trabalho saudável.
4 - Avalie que traços da cultura brasileira os sócios devem evitar e descreva como podem fazer isso.
Infelizmente no Brasil herdamos alguns traços culturais que deixam a desejar, portanto os sócios devem evitar:
Desengajamento e o Jeitinho Brasileiro – atrasos, falta de organização, tempo de espera elevado, desengajamento e falta de empatia, pode levar ao mau atendimento e gerar a insatisfação dos clientes e uma má visão ao público alvo do restaurante (A e B), da mesma forma que uma atitude errônea ou falta de treinamento o simples deixar para depois de algum colaborar ou dar um “jeitinho”, pode causar danos irreparáveis a imagem da marca estabelecimento.
Ações que podem ser evitadas com Treinamentos e ações de desenvolvimento constante, bem como exemplo replicado e explicito da gestão.
...