ATIVIDADE DE SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
Por: Caroline Costa • 12/5/2020 • Trabalho acadêmico • 975 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC[pic 1]
CENTRO DE HUMANIDADES – CIÊNCIAS SOCIAIS
ATIVIDADE DE SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
Docente: Prof. Cláudio Antônio
Dicentes: Caroline Costa Gomes e
Liana Maria das Neves
01- Como a Sociedade vê as questões ambientais?
Entre os anos 50 e 60, houve uma grande onda de protestos a respeito da ascensão da sociedade capitalista da época. Um dos fatores contribuintes para o capitalismo é destruição do meio ambiente, visto que, a sociedade precisa consumir em alta quantidade. A partir das observações feitas em relação à este grande consumo, a sociedade deu início do pensamento crítico a respeito da questão ambiental, também se atentou para usar a educação ambiental como estratégica de combate à problemas que colocam em risco tanto a vida no planeta quanto a qualidade desta.
Dito isto, podemos analisar que a sociedade antes do processo industrial se encontrava em uma espécie de harmonia com o meio ambiente, pois não existia essa exploração da natureza em uma grande escala.
Os movimentos contrários aos interesses da sociedade capitalista usavam a ecologia como crítica ao processo industrial, afirmando que poderia existir uma melhor relação entre sociedade e meio ambiente, onde exista uma nova organização da sociedade, uma produção econômica e com uma sensibilidade com a natureza.
02- Como as atitudes, crenças e comportamentos da Sociedade em relação ao Meio Ambiente transformam/modificam/moldam os espaços culturais?
Os espaços naturais são aqueles que ainda não foram tocados pelos os seres humanos. A partir do momento que os indivíduos ocupam os espaços naturais, acabam por transformar os espaços naturais em espaços geográficos, para benefício próprio dentro da perspectiva de suas crenças e representações, com intuito político ou econômico.
Logo, termos uma mistura de espaços naturais como rios, planícies e outros, junto com artificiais que são as casas, avenidas e pontes. Essas transformações se dão por que os indivíduos colocam na paisagem natural as suas impressões e características da sua atuação dentro da sociedade, a natureza recebe a transferência a partir de cada meio que a ocupa, como por exemplo, as reservas indígenas que são exemplos de um espaço demarcado por dinâmica social.
Nestes lugares podemos ver a forma de como a sociedade se organiza, bem como as desigualdades sociais, a distribuição de riqueza e os jogos de poder entres classes sociais e o Estado.
03- Existe/Há alguma tendência pró-ambiental na Sociedade?
Nos dias atuais a sociedade tenta fazer ações para quê o meio ambiente não seja tão afetado. A sociedade tomou consciência de que as questões ambientais tornaram-se nas últimas décadas muito sérias. Ultimamente vem-se adotando a questão da extinção dos canudos de plástico, que estão tentando abolir e fazer com que as pessoas tenham uso consciente dos plásticos, substituindo-os por canudos de aço inox. Já que o plástico é um material que dura muito na natureza e acaba se fazendo mais lixo. Mas mesmo considerando que existe um consenso global de que o padrão de desenvolvimento baseado no crescimento econômico e degradação ambiental não possa mais ser aplicado, o desenvolvimento sustentável ainda se apresenta como um termo ambíguo e ainda em construção.
Deveria também existir a educação ambiental em todas as escolas, mas sabemos que a nossa realidade é muito diferente, sabemos que o ensino ainda é muito precário e ainda mais sendo pouco valorizada pelos políticos. Existe também a falta de recursos financeiros, falta de políticas públicas institucionais, escassez de preparo por parte dos profissionais sobre a prática, desconhecimento da legislação de Educação Ambiental, falta de pesquisas, e de materiais teóricos e metodológicos.
4- O Meio Ambiente é um agente passivo ou ativo na Sociedade?
...