ATPS Ciencias Sociais
Trabalho Universitário: ATPS Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Macy • 17/4/2013 • 2.135 Palavras (9 Páginas) • 656 Visualizações
CONCEITO DE CULTURA
é todo complexo que abrange conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e tudo aquilo que o homem aprende frente a uma sociedade. (TYLOR)
CULTURA É O CONJUNTO DE PADRÕES DE COMPORTAMENTOS, CRENÇAS E IDEIAS, ARTEFATOS, TECNICAS, INISTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES DE UMA SOCIEDADE.
A cultura é uma resposta do homem às suas necessidades básicas.
É um comportamento que aprendeu como membro de uma sociedade
É a criação conjunta do indivíduo e da sociedade a fim de se servirem, manterem, sustentarem e desenvolverem um ao outro.
Processo de criar, transimitir e manter o passado no presente.
CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA HUMANA
Independência dos instintos automáticos (instinto animal)
Educabilidade
Pensamento simbólico
Fala
Capacidade de inovação
CULTURA E O INDIVIDUO
A cultura em que o homem nasceu é sua herança social, no qual se une a sua herança biológica (hereditariedade)
A natureza do homem não é a que nasce com ele, mas sim o que ele vem a ser sob a influencia do meio social em que nasceu
É atraves da vivencia no meio cultural que o indivíduo se torna uma pessoa.
NATUREZA COOPERATIVA DO HOMEM
Instintos humanos. O homem não tem instintos.
Os instintos são adaptados ao homem de acordo com as condições que foram criadas, seja de cultura, de comportamento, de atitudes.
Em sociologia, uma sociedade (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.
A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade.
Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico.
Pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns, em certas ocasiões também são chamadas de sociedades (por exemplo, Judaico-Cristã, Oriental, Ocidental etc.). Quando usado nesse contexto, o termo age como meio de comparar duas ou mais "sociedades" cujos membros representativos representam visões de mundo alternativas, competidoras e conflitantes.
Também, alguns grupos aplicam o título "sociedade" a eles mesmos, como a "Sociedade Americana de Matemática". Nos Estados Unidos, isto é mais comum no comércio, em que uma parceria entre investidores para iniciar um negócio é usualmente chamada de uma "sociedade". No Reino Unido, parcerias não são chamadas de sociedade, mas cooperativas.
Margaret Thatcher, uma política britânica, chegou a afirmar que a sociedade não existe. Conforme ela, só existem os indivíduos e suas famílias.[1] Mas ela não foi a única a dizer que não existe sociedade. Ainda há um debate em andamento nos círculos antropológicos e sociológicos sobre se realmente existe uma entidade que poderíamos chamar de sociedade [carece de fontes] . Teóricos marxistas como Louis Althusser, Ernesto Laclau e Slavoj Zizek argumentam que a sociedade nada mais é do que um efeito da ideologia dominante e não deveria ser usada como um conceito sociológico.
O termo indivíduo etimologicamente vem do indivisível : não pode ser dividido . 1 pode referir-se a:
Uma unidade independente , em comparação com outras unidades.
A unidade elementar de um sistema maior ou mais complexo.
Às vezes isso significa indivíduo humano como "uma pessoa "
Frequentemente designados numericamente nada incomum .
É por vezes confundido com o uso de um conceito de classe lógica ou um todo em software , distribuída ou não distribuída, como um conjunto de indivíduos existentes . Isto pode ocorrer quando se utiliza linguisticamente pronomes vagos como qualquer ou algum , qualquer ou todos ou todos (pronomes considerando tais como a substituição de um , um a um , ou qualquer de todos ou de alguns dos possíveis elementos da classe de lógica como indivíduos real e existente ). Assim, se funde a propriedade lógica de uma classe com a classe naturalmente como que umconjunto enumerável. A classe lógica significa toda extensão ou domínio do discurso de um conceito expresso como um termo ou expressão lingüística que significa possíveis indivíduos cujaexistência não sabemos nada. A existência é reconhecida em um sistema de referência de linguagem objeto ou de primeiro nível, como um conjunto de indivíduos existentes como lógica de primeira ordem . As propriedades lógicas localizada a sua referência em uma lógica de segunda ordem . 2
No filme "A classe operária vai ao paraíso", de Elio Petri (Itália, 1971), Lulu Massa é um operário consumido pelo capital e cujo trabalho estranhado consome sua vida. A fábrica adota sistema de quotas (metas) que intensifica a produção. Lulu é o operário-padrão da fábrica, sendo hostilizado pelos outros companheiros
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