AUDITORIA Etapa1
Casos: AUDITORIA Etapa1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriana.santos.c • 25/9/2014 • 1.192 Palavras (5 Páginas) • 231 Visualizações
1. ETAPA
Auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração. A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los.
As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.
Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos:
1. auditoria financeira;
2. auditoria de cumprimento
3. auditoria operacional.
AUDITORIA FINANCEIRA
No caso da auditoria financeira, há interesse na auditoria das demonstrações financeiras da entidade como um todo. O objetivo geral de uma auditoria das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.
AUDITORIA DE CUMPRIMENTO E OPERACIONAL
A auditoria de cumprimento e a auditoria operacional têm objetivos específicos e podem ou não estar relacionadas à contabilidade de uma entidade. Normalmente, a contabilidade é base destes exames. Daí sua importância para diferentes usuários e objetivos.
A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade.
A auditoria operacional é um exame mais amplo da administração, recursos técnicos e desempenho de uma organização. O propósito desta auditoria é medir o grau em que as atividades da entidade estão alcançando seus objetivos.
Auditoria Interna X Auditoria Externa
Segundo Attie (1992), a função da auditoria interna repousa em atividades detalhadas da empresa, relacionadas, de maneira intensa, com o andamento de cada função, área, departamento, setor e operação.
A auditoria interna, por orientação gerencial da alta administração da empresa, tem de examinar cada ramificação e os segmentos, em períodos regulares de tempo, para observar a aderência às políticas, à legislação, à eficiência operacional e aos aspectos tradicionais de controle e salvaguarda da empresa.
Apesar de ambas as funções de auditoria cobrir algumas atividades similares, a ênfase e a forma de abordá-las variam, a auditoria externa tem como objetivo a revisão global das atividades, de maneira menos detalhada.
A auditoria externa não elimina a necessidade da auditoria interna, porque a auditoria interna da organização auditada possibilita maior segurança ao auditor independente, evitando a duplicidade de trabalho e reduzindo os custos de ambas as partes, uma vez que a qualidade dos trabalhos praticados assim indique, e permite a identificação e resolução antecipada de problemas que só são solucionados no último instante.
Responsabilidade do Auditor na execução dos trabalhos/e do Auditado
DO AUDITOR
Agir de acordo com os requisitos de auditoria aplicáveis.
Comunicar e elucidar os requisitos da auditoria.
Planejar e realizar as suas atribuições eficaz e competentemente.
Documentar as observações.
Relatar os resultados da auditoria.
Verificar a eficácia das ações corretivas tomadas como um resultado da auditoria (caso solicitado pelo cliente).
Reter e salvar guardar os documentos pertinentes a auditoria.
Entregando tais documentos conforme o requerido.
Garantindo que tais documentos permanecerão confidenciais.
Tratando informações privilegiadas com descrição.
DO AUDITADO
Informar aos principais funcionários sobre os objetivos e escopo da auditoria
Indicar os membros responsáveis de sua organização para acompanhar os membros da equipe auditoria
Prover todos os recursos necessários à equipe auditada, a fim de garantir m eficaz e competente processo de auditoria.
Prover acesso aos meios e aos materiais comprobatórios conforme requerido pelos auditores.
Cooperar com os auditores para permitir que os objetivos
...