AUGUSTE COMTE
Seminário: AUGUSTE COMTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 33572250 • 4/5/2014 • Seminário • 413 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
AUGUSTE COMTE
Importante filosofo e sociólogo francês do século XIX. Ligado ao positivismo corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no brasil. Considerado também o grande sistematizador da sociologia.
Comte afirma que deve se conhecer a realidade para saber o que acontecera a partir de nossas ações, para que o ser humano possa melhorar sua realidade. Dessa forma, a previsão cientifica caracteriza o pensamento positivo. Em linhas gerais ele propõe á existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafisica. Ele desenvolveu uma famosa filosofia dividida nas leis dos três estágios, segundo a qual a humanidade, assim como a psique dos indivíduos particulares, passa por três estágios:
Estagio teológico: Onde deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por deus. Esse estágio tem outras três divisões:
Animismo: as coisas da natureza tem sua própria animação, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, tem vida própria.
Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas.
Moneismo: os desejos do deus, são expostos em coisas, acontecimentos.
Estagio metafisico: No qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos, como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal.
Estagio positivo: A humanidade busca respostas científicas todas as coisas. Este estado ficou conhecido como positivismo. A busca pelo conhecimento abstrato, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. É o resultado da soma dos dois estágios anteriores.
Comte afirma que será a ciência que fornece ao homem o domínio sobre a natureza. A filosofia deve determinar exatamente o espirito de cada ciência descobrir as relações, reassumir, se possível, todos os seus princípios próprios em número mínimo de princípios comuns, conforme o método positivo. Assim o positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte. O positivismo defende a ideia de que o cientifico é a única forma de conhecimento verdadeiro.
Em sua obra Apelo aos conservadores (1855) Comte definiu a palavra “positivo” com sete acepções: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.
Frase: Toda educação humana deve preparar cada um a viver para os outros.
Frase: a liberdade é o direito de fazer o próprio dever.
...