AVALIAÇÃO E CURRÍCULO, DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Por: deniele • 17/8/2016 • Trabalho acadêmico • 3.177 Palavras (13 Páginas) • 776 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO TAQUARA
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: AVALIAÇÃO E CURRÍCULO, DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA, EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA E ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Carine Cerveira RA 8739126360
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutora a distância
Larissa Costa Correia
Taquara- RS
02/06/2016
INTRODUÇÃO
É de conhecimento quase geral que a Educação Infantil em toda a sua trajetória foi alvo de muitas visões entre elas a assistencialista que esteve por muito tempo presente nas creches e tinha como objetivo principal prestar assistência, oferecendo cuidados para que elas pudessem viver, enquanto seus pais trabalhavam só em 1988 a partir da Constituição Federal (CF), a Educação Infantil passa a ser um espaço mais significativo no contexto educacional brasileiro. As creches passaram a denominar- se escolas infantis e integrar-se no sistema municipal de educação, perdendo assim, o caráter assistencial, para caracterizar-se como agencia de educação.
Com todas essas mudanças, este período começou a ser entendido como fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa, sendo assim o papel do então cuidador passou a ser de um profissional mediador que é responsável por um processo para formar cidadãos através do educar brincando. Para que esse processo tenha seu objetivo alcançado com sucesso foram então introduzidas diversas metodologias dentre elas os projetos pedagógicos.
A partir dessas concepções o presente trabalho visa desenvolver um Projeto multidisciplinar onde atenda as necessidades da Emei Meu Recanto, em todos os aspectos, ajudando a ser repensada a forma de trabalho e/ou a forma de planejar, para que projetos não sejam mais entendidos como métodos, porque métodos lembram regras, algo concreto, e acredita-se que deve haver sempre que necessárias alterações ou trocas pensando sempre no objetivo final, uma aprendizagem de qualidade e não algo “engessado”
O primeiro passo a ser realizado foi a visita na instituição onde seguimos um roteiro inicial com dados da turma e questões singulares sobre os alunos e suas famílias; em relação a organização do espaço físico, sua estrutura e materiais disponíveis, bem como a forma de planejamento de 3 professoras também foi efetuado um registro através de um questionário. Com as informações obtidas na visita partimos então para a elaboração de um projeto, o qual se denomina “Onde estão as cores? Quero encontrar e o Romero vai me ajudar” o qual abrange uma diversidade de técnicas e atividades as quais tem inúmeros objetivos, porém o que mais foi levado em consideração procurou se pensar este projeto como uma ação pedagógica de consciência, com uma visão integrada onde o desenvolvimento da criança tanto físico quanto psicológico será aprimorado a cada dia, onde o educar, o cuidar e o brincar andam juntos respeitando a diversidade e a realidade da instituição. E para finalizar, ainda são apresentados quais são os resultados esperados com ou a partir? Com a elaboração do projeto de apreciação artística.
Identificação e características das turmas
1. Nome da instituição de educação infantil:
Escola Municipal de Educação Infantil Meu Recanto
2. Quantidade de turmas atendidas: Cinco turmas
3. Quantidade de crianças em cada turma:
São 110 crianças na escola
Berçário: 15 crianças
Maternal 1: 20 crianças
Maternal 2: 25 crianças
Jardim A: 25 crianças
Jardim B: 25 crianças
4. Faixa etária de cada turma:
Berçário: Zero a Dois
Maternal 1: Dois a Três
Maternal 2: Três a quatro
Jardim A: Quatro a cinco
Jardim B: Cinco a seis
5. Aspectos individuais
5.1. Quantidade de crianças que moram com:
Pai e mãe: 92
Só com o pai: Nenhum
Só com a mãe: Oito
Mãe e padrasto: Sete
Pai e madrasta: Nenhum
Outros (avós, tios, outros que não sejam parentes): Três
5.2. Quantidade de crianças com problemas de saúde: Cinco crianças
5.3. Quantidade de crianças com necessidades educativas especiais:_____________ tipo de necessidade: ___________
5.4. Hábitos das crianças que merecem destaque: (por exemplo, crianças que só dormem com um brinquedo, usam chupeta etc.)
Bico: Quarenta e cinco
Brinquedo: Quatro
Paninho: Vinte e quatro
Organização e Espaço físico da instituição:
- Os banheiros são: adequados (X) inadequados ( )
- Ambientes claros? Ventilados? Com espaço suficiente para as crianças? O ambiente é claro. Sim, bem arejados, com ventiladores em todas as salas, ar condicionado na sala do berçário. O espaço das salas do Jardim A e Jardim B são pequenos, para os vinte e cinco alunos em cada sala, mas as outras se torna agradável e com espaço suficiente para os alunos.
- Como é o espaço dos bebês? Os bebês têm um espaço amplo para realizar suas brincadeiras na sala.
- Como é feita a organização de sala de aula?
Na sala de aula do Berçário contém um tapete, uma televisão, um rádio, espelho, mural para recados, um DVD, quatro armários para guardar os brinquedos, quatorze berços, e um colchonete, ar condicionado, livros adequados para a idade, brinquedos, um banheiro com chuveiro se houver necessidade de banho, dois trocadores, quatro carinhos, desenhos expostos em sala de aula.
Na sala de aula do Maternal um, é organizada os brinquedos são guardados em caixas e postas nos armários, tem um baú com bonecas e ursos de pelúcia, mochilas penduradas em ganchos, suas toalhas em um varal , uma mesa para colocar as garrafas de água,um rádio, uma biblioteca, cortinas e vinte e cinco colchonetes, que será espalhado para a hora do sono.
...