Actividade estruturada01. NOME: JEFERSON HENRIQUE
Relatório de pesquisa: Actividade estruturada01. NOME: JEFERSON HENRIQUE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jefersonfenty • 23/11/2014 • Relatório de pesquisa • 719 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
Atividade estruturada01 . NOME: JEFERSON HENRIQUE
1) Estudar o processador Neander-X É um processador simples utilizado para fins acadêmicos, pelo fato dos processadores modernos serem mais complexos. No entanto, esses processadores modernos tem toda a base conceitual do Neander. O Neander possui o modo de endereçamento direto, que também é chamado de absoluto. Nesse modo, a palavra que segue o código da instrução contém, nas instruções de manipulação de dados, o endereço de memória do operando. Nas instruções de desvio, esse endereço corresponde à posição de memória onde está a próxima instrução a ser executada. Os bits são utilizados para representar uma instrução são de 8 bits e Utiliza 8 bits para representar um endereço também.Os números negativos são representados como Flag N (negativo) em complemento de 2. SE valer 1,o inteiro é negativo, se valer 0. 8 bits apresentam até 256 instruções. O Neander-X tem 10 instruções e uma 11º que representa “nenhuma operação”. O tamanho máximo de memória endereçável são de 256 posições (palavras de 8 bits) e apenas endereçamento direto.Os registradores disponíveis são a cerca de 1 acumulador de 8 bits (AC), 1 apontador de programa de 8 bits (PC), 1 registrador de estado com 2 códigos de condição: negativo (N) e zero (Z), o REM, que é o registrador de endereços da memória e o RDM, que é o registrador de dados da memória. O formato de uma instrução são de 8 bits para opcode (código da operação) e os 8 bits seguintes para o operando. Há Instruções que ocupam apenas 1 byte (NOP,NOT) e instruções que usam 2 bytes (STA,LDA,ADD,OR,AND,JMP,JN,JZ).
2) O que são simuladores?
Forão feitos para facilitar ao máximo as atividades do professor e o apoio mais completo possível para as dificuldades comuns do aluno. Sendo criado um ambiente integrado para desenvolvimento, que executa em Windows e Linux incluindo: -Editor de textos; -Montador (assembler); -Simulador da arquitetura; -Visualizador da memória simulada; -Ferramenta de apoio ao aprendizado de instruções; -Utilitário para conversões de bases.
3) Utilizar o simulador NeanderWin
Podemos utilizar os seguintes termos para se executar comandos do programa.
Inicio do programa: 0
Inicio da área de dados: 128
Posição da 1ª variável: 128
Posição da 2ª variável: 129
Posição do resultado: 130
ORG ender
A pseudo-instrução ORG (origin) indica ao montador que a
próxima instrução será colocado na posição ender de memória.var EQU imed
A pseudo-instrução EQU (equate) atribui um nome (rótulo) a um
certo valor. Esse comando é frequentemente usado para
especificar variáveis que são posicionadas em um endereço
específico de memória.
Por exemplo para posicionar a variável x no endereço 100 use:
X EQU 100END ender
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