Adeus Lenin
Trabalho Universitário: Adeus Lenin. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: italooliveira • 11/5/2014 • 324 Palavras (2 Páginas) • 412 Visualizações
Ensaio Cinematográfico – Karl Marx
Iniciada após a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria foi um período de conflito ideológico entre os Estados Unidos, capitalista, e a União Soviética, socialista. Com isso, a Alemanha pós-Segunda Guerra é atingida de uma maneira especial. O país é dividido em dois regimes, formando a Alemanha Ocidental (Capitalista) e Alemanha Oriental (Socialista), chegando a ser construído um muro no meio da cidade de Berlin evidenciando essa divisão. É nesse período de grandes transformações políticas que se passa o filme “Adeus, Lenin!”.
O filme trata de um drama que conta a história de uma família alemã socialista abalada pelas grandes mudanças que ocorreram em seu país. Em um período anterior queda do muro de Berlin, multidões marchavam pelas ruas reivindicando a reunificação da Alemanha e em uma dessas manifestações, Christine Kerner, mãe de dois filhos e amante da pátria, vê seu filho sendo agredido por militares e sofre um ataque cardíaco, ficando em coma consequentemente. Após o atendimento, a mãe de Alexander não presencia as mudanças que ocorreram em seu país, com a queda do muro e o fim do socialismo. Oito meses depois, Christine retorna do coma, porém debilitada, não podendo sofrer nenhuma alteração emocional mais forte. Com isso, o médico informa as seus filhos que será necessário um cuidado especial com sua mãe. Alex decide então reconstruir uma realidade socialista, escondendo da sua mãe os principais fatos que ocorreram durante o coma. Nessa ação é possível notar o que Karl Marx chama de Alienação Política. Ao mesmo tempo que Alex tenta recriar o ambiente comunista, o capitalismo ocidental é implementado na Alemanha Oriental, levando a inúmeras modificações, como a unificação da moeda e o desemprego, o que é explicitamente retratado no filme. Outra importante observação são os símbolos da imponência do capitalismo, se destacando a exploração da mão de obra do operário (Alex trabalhando na montagem de antes parabólicas). Esse processo é definido por Karl Marx como mais-valia.
...