Alcool e outas dorgas
Por: Nena07 • 23/8/2017 • Trabalho acadêmico • 334 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
Questões Álcool e outras drogas – Modulo 01
- 01 Como você identifica que a representação social sobre o uso de drogas possa interferir na prática do profissional da RAPS?
- 02 Joana é uma mulher jovem, negra, pobre e analfabeta. Analisando o caso de Joana, de que maneira que as questões de gênero, raça e classe social compõem variáveis importantes para o cuidado oferecido na RAPS?
- 03 Para finalizar, reflita e responda de que maneira podemos trabalhar nossas crenças, opiniões e atitudes para que os mesmos não reflitam discriminação e preconceito na nossa forma de trabalhar
Resposta 01: Em seu cotidiano profissional, os trabalhadores que lidam com as questões das drogas na prática perpassam por representações sociais sobre o seu consumo que podem se apresentar de forma positiva ou não, dependendo de sua auto imagem profissional. De acordo com Iamamoto (2000), o profissional (assistente social) não deve ser ter uma postura fatalista, onde nada se pode fazer visto que os determinantes históricos estão postos e acabados, nem messiânica quando não se considera as possibilidades e limites da realidade social e acredita em efeitos heroicos. Dessa forma, o profissional deve refletir em suas intervenções considerando a diversidade da qual está inserido o sujeito, contexto social, econômico, histórico e político, enquanto ser humano singular possuidor de direitos.
Resposta 02: Considerar questões estruturais e especificas de cada sujeito é fundamental para uma intervenção social crítica e eficiente, são as representações sociais que interferem e representam a singularidade de cada sujeito e seu envolvimento no mundo das drogas. Compreender isso irá contribuir para enfrentar os desafios e almejar avanços em nossa prática profissional.
Resposta 03: Além de profissionais, somos seres dotados de crenças, conceitos, comportamentos adquiridos no decorrer de nossa formação humana, já na formação acadêmica somos desafiados a rever\refletir todas elas. Considerar o pluralismo, a diversidade é um dever ético no combate ao preconceito e discriminação, esse é um dos papeis de cada profissional que se propõe a ser a mudança que quer ver no mundo (Gandi).
...