Anarquismo
Resenha: Anarquismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pablosoca • 21/9/2014 • Resenha • 288 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Anarquismo
A palavra “anarquismo “ vem do grego e significa, literalmente, “ sem governo “ .O termo “ anarquismo “ vem sendo usado desde a Revolução Francesa e, no inicio, era empregado com um sentido critico ou negativo para indicar o rompimento com a ordem civilizada.Na linguagem cotidiana, “ anarquia “ sugere caos e desordem, mas, obviamente, os anarquistas rejeitam com veemência tais associações.Foi só quando Pierre-Joseph Proudhon declarou com orgulho “ Sou anarquista “ , em sua obra O que é a propriedade?( [1840] 1970), que a palavra passou a ser associada a um conjunto positivo e sistemático de idéias políticas.
A ideologia anarquista se baseia no principio de que a autoridade política é nociva e desnecessária em todas as suas formas, em especial na forma de Estado. Os anarquistas, portanto, aspiram à criação de uma sociedade sem a presença dele, por meio da abolição da lei e do governo. Eles consideram o Estado nocivo porque, como repositório da autoridade soberana, compulsória e coerciva, ele é uma ofensa aos princípios de liberdade e igualdade.Dessa forma, o valor fundamental do anarquismo é a autonomia pessoal irrestrita.Também consideram o Estado desnecessário porque acreditam na possibilidade de a ordem e a harmonia social surgirem natural e espontaneamente , não tendo de ser impostas “ de cima para baixo “ pelo governo. Isso chama atenção para o caráter utópico do pensamento anarquista, que se reflete, sobretudo em pressuposições extremamente otimistas acerca da natureza humana.
O anarquismo se baseia em duas tradições ideológicas bem diferentes: o liberalismo e socialismo, e tal fato resultou em duas formas antagônicas de anarquismo: o individualista e o coletivista.Embora ambas as formas aceitam a meta da inexistência do Estado, elas sugerem modelos muito diferentes para a sociedade anarquista do futuro.
...