Antropologia
Resenha: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cmmctg • 20/2/2014 • Resenha • 381 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
No ambiente globalizado, no qual as interações sociais ocorrem entre pessoas de diferentes regiões e países, a palavra cultura emerge como uma das variáveis fundamentais para a compreensão do fenômeno organizacional (PIRES; MACÊDO, 2006). Assim, para que se possa compreender melhor uma organização, faz-se necessário investigar e estudar sua cultura, considerando o contexto histórico e cultural em que ela está inserida. É nesse cenário, que os estudos sobre a cultura organizacional se mantêm e se desenvolvem em todo o mundo, mostrando-se cada vez mais como um tema atual e relevante na explicação do funcionamento das instituições e na compreensão do comportamento humano em situação de trabalho (COLETA; COLETA, 2007).
Segundo Macedo (1996), a cultura organizacional nasce da necessidade dos indivíduos, dos mecanismos de grupos e da influência de líderes que pelo uso
das estruturas, legitimam o passado, dão vida ao presente e apontam para o futuro. Ela é vinculada a grupos, são pessoas vivendo conjuntamente por um longo período de tempo, suficiente para compartilhar, resolver um problema, e observar os resultados, isto é, pessoas com uma história.
Conforme Lima e Albano (2002), a investigação da cultura é tarefa árdua e os profissionais da área devem fazê-lo com muita seriedade, coerência, prudência e bom senso, por meio de uma metodologia adequada à realidade para, com isso, evitar erros e descrédito das novas propostas. Para tanto, toda cultura possui uma lógica própria, que deve ser compreendida a partir de si mesma. O antropólogo social ou organizacional, ao observar qualquer agrupamento humano, deve mergulhar profundamente em sua vida quotidiana, para compreender efetivamente o significado das percepções e ações de seus membros (AIDAR et al., 1995).
No que se refere às instituições públicas, Pires e Macêdo (2006) afirmam que as organizações públicas se deparam com a necessidade do novo, tanto em aspectos administrativos quanto políticos. O artigo em questão visa identificar a cultura predominante de uma prefeitura, localizada na região Centro-Sul do Estado do Paraná, em um município de pequeno porte.
A cultura assume papel de destaque no comportamento das organizações, à medida que influi no modo de vida, nos padrões e nos valores das pessoas que, durante a maior parte do tempo, se dedicam-se às organizações, para onde transportam não apenas seus conhecimentos técnicos, como também todas as características de suas personalidades (SANTOS, 1990 apud SARAIVA, 2002).
...