Antropologia
Resenha: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaynnarat • 25/6/2014 • Resenha • 351 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Reconstruções
A incerteza, ou ambivalência, tornou-se um elemento, típico (alguns diriam uma afetação) da vida intelectual. Caracteristicamente, Henrietta Moore, uma das antropólogas britânicas mais influentes da geração atual, introduz o seu Anthropological Theory Today,um titulo ambicioso,como a frase: “ É muito tentador começar um livro desta natureza afirmando que não existe algo como uma teoria antropológica”(Moore 1999:1). Em seguida, ela comente rapidamente que os projetos críticos dos anos 1970 e 1980 levaram,nos anos 1990,a um recuo generalizado da teoria para a etnografia e,em alguns casos “mesmo do projeto da antropologia em si”(1999:1). “A teoria é hoje um conjunto de diversificado de estratégias criticas que incorpora em si uma critica de suas próprias localizações, posições e interesses: isto é, ela é altamente reflexiva” (Moore 1999:9).
A impressão que se tem disso e de outras tentativas de oferecer sínteses amplas da antropologia dos anos 1990 é que a disciplina está irremediavelmente fragmentada e em profunda desordem. Simultaneamente, foi extraordinário o sucesso da antropologia durante essa década. O aumento de publicações e de conferencias foi formidável, o envolvimento em pesquisas aplicadas nunca foi tão vasto, e em muitos países a antropologia foi uma área dos cursos de graduação imensamente popular.
Existem algumas razões óbvias para esse aumento de popularidade da antropologia. Assim como a sociologia marxista ofereceu meios para compreender os interesses ocultos da opressão de classes e gêneros nos anos politizados de 1970, a antropologia ofereceu uma compreensão da variação cultural numa década em que jovens em países ricos viajavam muito mais do que seus pais e avós haviam viajado, e em que o multiculturalismo, a política de identidade, a discriminação étnica e a guerra nacionalista eram pontos importantes na agenda de políticos, de movimentos populares, de ONGs e de meios de comunicação em quase toda parte. Ironicamente, o tradicional conceito antropológico de cultura finalmente parecia ter entrado na esfera publica aproximadamente na mesma época em que a maioria dos antropólogos alimentava outras idéias sobre a questão.
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