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Antropologia Para Quem Nao Vai Ser Antropologo

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Por:   •  4/3/2015  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  366 Visualizações

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O estudo das Ciências Sociais é motivo de grandes questionamentos quanto a sua utilidade. Afinal, o desconhecido de tal matéria é praticamente geral, mesmo entre os estudantes.

Além de que existe um grande pensamento equivocado em relação ao protótipo do antropólogo, onde ele é visto como alguém da selva, em busca de aventuras e de desvendar histórias.

E muitas pessoas também os confundem com outros tipos de profissionais relacionadas com a pesquisa histórica, como os arqueólogos, ou até com os paleontólogos, ao imaginar que eles estudam os fósseis ou algo relacionado.

Outra complicação à cerca da Antropologia é quanto ao significado de seu nome, que diz ser o estudo do homem, mas atualmente este é um conceito inválido, mesmo porque não tem um sentido próprio e abranda o geral.

Entretanto, a Antropologia não tem um conceito claro, ela é um conjunto de estudos e pesquisas das coisas que estão no nosso meio social, seja em relação à educação, à política, etc., envolvendo desde os índios até a sociedade contemporânea.

2. Como surgiu? Um pouco de história

A Antropologia surgiu na Europa, aproximadamente no século XI, e foi motivo de várias comparações com a Sociologia, já que iniciaram da mesma forma devido aos contextos sociais intelectuais, econômicos, políticos e culturais, sendo a Sociologia uma ciência da sociedade industrial, sociedade esta que prevalecia na época.

Já a Antropologia teve uma forte ligação com o surgimento do capitalismo, sendo este parte de sua origem histórica refletido nas teorias dessa ciência. Além disso, sofreu influências do positivismo, do evolucionismo, entre outras correntes.

3. Evolucionismo Social e Positivismo, Meio e Raça.

3.1 Evolucionismo Social

O meio europeu daquela época teve fortes influências das Ciências da Natureza, nas quais se destacaram os intelectuais Pierre Lamarck e Charles Darwin, ambos com teorias que tratavam da evolução da sociedade que representaram um grande avanço.

Para Lamarck, as sociedades evoluíam por conseqüência de mudanças e adaptações no meio ambiente. Para Darwin, a evolução do indivíduo se dava por meio de uma seleção natural. Mas ambas tinham a mesma idéia de que o ser humano ia do mais “simples” para o mais “complexo”, enfim, que ele evoluía.

E, por isso, vários outros pensadores da época resolveram adotar esse método, inclusive os antropólogos, que levaram vários de seus aspectos para a ciência da Antropologia.

A partir daí, antropólogo Henry Lewis Morgan criou uma concepção de que existia humanidade selvagem, bárbara e civilizada, por critério de evolução. Já James Frazer afirmou uma evolução do pensamento, onde ele teria estágios que seriam magia, religião e ciência.

Mas essa idéia evolucionismo só teve realmente critério na sociedade Européia, porque os mesmos se classificavam evolutivamente, considerando-se civilizados e tinham as colônias como primitivas.

3.2 O Positivismo

O Positivismo também surgiu a partir das Ciências da Natureza, mas era levado para um lado mais racional dos pensamentos ainda que com a ajuda dos meios naturais, nascendo a Sociologia positivista através de Auguste Comte.

Para ele, as explicações dos homens para os fenômenos teriam passado por três fases: a teleológica ou fictícia, a metafísica ou abstrata e a científica ou positivista, onde as explicações seriam baseadas em ações sobrenaturais, em especulações filosóficas e nos métodos científicos, respectivamente.

E, por isso, com o tempo, os antropólogos e sociólogos, passaram a não ter mais interesse em estudar a sociedade de acordo com o meio natural e sim a ver o homem social como um ser racional.

Mas é importante destacar que mesmo que a Antropologia e a Sociologia tenham mudado o método de suas pesquisas, existe ainda sim a presença do evolucionismo e do positivismo no nosso modo de pensar e ver a vida social.

3.3 Meio e Raça

Durante algum tempo, a idéia do determinismo geográfico foi muito utilizada para explicar as diferenças das regiões ou para explicar porque um lugar é mais desenvolvido do que o outro, dando como reposta que o tempo quente ou frio nos torna mais trabalhador ou mais preguiçoso, respectivamente, tendo o homem como um “produto do meio”.

Mas a Antropologia mudou essa perspectiva ao afirmar que mesmo as sociedades que são semelhantes geograficamente ou climaticamente possuem diferenças em relação à cultura, já que é uma questão de seletividade e não de causa e efeito.

O determinismo biológico também foi bastante utilizado, ao comparar as raças com o nível de desenvolvimento da sociedade, tanto que nos Estados Unidos, até pouco tempo, os negros eram considerados inferiores.

Entretanto, é indispensável dizer que as mudanças sociais são freqüentes e umas são mais fáceis de serem vistas do que outras, seja internas no próprio meio ou com a influência de outras culturas, através, atualmente, da globalização.

Nesses casos, a Antropologia se baseia principalmente na História, nos levando a entender que há uma grande diversidade cultural entre as sociedades, mas que são apenas diferenças e não desigualdades geográficas ou biológicas.

4. Etnocentrismo

O Etnocentrismo seria a nossa maneira de se portar em sociedade que traz vários conflitos e dificuldades para a Antropologia, em termos metodológicos ou políticos.

Seja quando nossa cultura social e individual, que obtemos desde pequenos, prevalece sobre outras realidades ou quando temos idéias baseadas na raça e no meio, tornando as convicções de uma sociedade superior a de outra.

E o desafio da Antropologia seria o de descobrir a relatividade da nossa cultura e das outras culturas, tanto em relação aos nossos princípios, quanto ao que nos motiva a pensar politicamente sobre um

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