Antropologia Teológica Pessoa Na Sua Totalidade
Ensaios: Antropologia Teológica Pessoa Na Sua Totalidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marchisaki • 30/8/2014 • 383 Palavras (2 Páginas) • 715 Visualizações
Pessoa na sua Totalidade
O ser humano é de uma instabilidade inimaginável, o que torna qualquer análise muito complexa e nem sempre capaz de compreender a profundidade das relações internas e externas que se desenvolvem e cuja diversidade cada vez mais se acentua ao longo do tempo. Tem o homem buscado desde o principio respostas para as suas inquietudes, procurando sempre entender a si mesmo, a sociedade em que atua e principalmente o inexplicável.
Ser pessoa é ser alguém, e não algo, e não coisa, e não mero elemento de um grupo qualquer, ser, ser humano é ser como um organismo psicofísico resultado da estreitíssima união entre corpo, alma e espírito, em constante tensão e aperfeiçoamento, complementaridade e busca de transcedência, o homem é corpo pelo fato de existir no espaço e no tempo, é parte deste cosmos, que caminha até a sua própria morte, sua alma transcende os condicionamentos deste mundo, é imortal, e, em última análise, tudo isso tem sentido porque o homem é ser para Deus, é relacionado radicalmente a ele. O homem não tem uma alma e um corpo, mas é alma e corpo e quando ele compreende isso, percebe de onde veio e para onde vai, passando a defender a sua dignidade em meio às apreensões dos riscos de manipulação da vida.
A natureza da pessoa humana é espiritual, pois, a espiritualidade do homem não é somente uma característica, mas algo que o distingue, que corresponde só a ele e antes de tudo a ele, pois o animal também possui o corporal e o psíquico. Assim devido a essa dimensão maior o homem manifesta-se nas duas outras dimensões de maneira diferenciada. O âmbito espiritual que permite ao homem governar-se. Precisamente designa-se espiritual no homem aquilo que pode confrontar com o social, o corporal e o psíquico. O espiritual é o livre no homem. Pessoa é aquela que pode comportar-se livremente em qualquer circunstância.
O homem é uma unidade que se apresenta em três dimensões indivisíveis e inseparáveis: a biológica, a psicológica e a espiritual, formando assim o ser em sua totalidade. Compreender o humano é compreender sua unidade na diversidade e sua diversidade na unidade. É conceber a unidade do múltiplo e a multiplicidade do um. Cada pessoa é absolutamente um ser novo. Cada individuo é único e singular em sua existência.
...