TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Elza e Fred

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme Elza e Fred

O filme Elza e Fred aborda diversos aspectos do idoso, a velhice caracteriza-se por ser um fenômeno que o indivíduo sofre várias transformações, física, emocional e social.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo com 60 anos ou mais. O estudo do processo do processo de envelhecimento é chamado gerontologia, enquanto o estudo das doenças que afetam as pessoas idosas é chamado geriatria.

O filme nos apresenta dois tipos de idosos, Fred que tem um comportamento típico da terceira idade, com quase 80 anos que se muda para um novo prédio, logo após ficar viúvo, e conhece Elza, uma senhora muito otimista, e tenta viver intensamente. Podemos observar que Elza e Fred tem formas de lidar com o envelhecimento e a morte. Ela, mesmo com a certeza que da própria morte, pois estava doente e fazia hemodiálise, vivia alegremente; já ele deprimido, pela morte recente da esposa. Fred aparece como um senhor que perdeu a autoridade e autonomia, uma vez que sua filha acreditava que poderia decidir em relação a vida de seu pai. Depois no decorrer do filme ele recupera sua autoridade, bem como sua privacidade e autonomia. Os dois idosos acabam se conhecendo e juntos, encontram uma maneira de ultrapassar as tristezas, e quando talvez pudessem pensar que tudo já estava definido, permitiram-se desfrutar totalmente da aventura do amor.

Elza e Fred estavam vivendo sozinhos. O fato de idosos viverem com os filhos não é garantia da presença do respeito, nem da ausência de maus-tratos. Elza procurou em Fred a solidariedade e o afeto, de maneira intensa e gratificante promovendo uma experiência de envelhecimento positivo.

O idoso tem direito à moradia digna, seja na família ou em instituição pública ou privada, lembrando que os locais públicos e as moradias devem estar adaptados dos mesmos.

Alguns preconceitos sobre o envelhecimento atuam com barreiras e impactam a percepção dos idosos sobre si mesmos e da sociedade como um todo e restringem a participação social. Como nos mostra a cena quando Elza vai em uma escola de dança e fica nítido o preconceito pela sua idade. No entanto, aos poucos os idosos passaram a assumir novas posturas, têm tomado as ruas, nos salões de baile, nos ginásios de esportes e até mesmo ter acesso às universidades.

Fred realiza o sonho de Elza de ir a Roma, com todos os detalhes que ela conseguia lembrar. Sonho tornando realidade.

E, extremamente importante propiciar situações em que o idoso aprenda a lidar com as transformações que ocorrem no seu corpo, tirando proveito da sua condição, conquistando sua autonomia, sentindo-se sujeito da sua própria histó

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com