Argmentação Juridica
Artigo: Argmentação Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beastfilth • 9/9/2013 • 288 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
O texto é claramente argumentativo. Durante seu curso é notória a persuasão sobre o tema – gravação de conversas em audiências judiciais, com valoração positiva sobre tal fato, como mostram os seguintes trechos, em especial o ultimo, por fazer referência à Carta Magna:
“Com o desenvolvimento de novas tecnologias, são inúmeras as ‘traquitanas’ que gravam voz a distância e com excelente resultado em termos de qualidade de audição”
“O saldo positivo de se gravar é proporcionar a todos os que participam daquele momento de embate jurídico o respeito, a cordialidade, o tratamento polido, evitar ironias, críticas pessoais, assédio processual/judicial, etc.”
“As audiências são públicas, quem as grava busca o registro de tudo para sua posterior orientação e também, em eventuais casos, para o exercício pleno da sua defesa (art.5, LV da CRFB)
Texto 02
Trata-se de uma narrativa valorada, em favor de um indivíduo que teria supostamente sido lesado por uma empresa de venda de veículos. A valoração é clara na utilização de adjetivos favoráveis ao pleiteante, bem como de modalizadores (Ex: “reputação ilibada”, “completo desamparo”, “absoluta surpresa do autor”, “suportou intensas dores”). Os trechos a seguir denotam a função narrativa do texto: mostrar os fatos de um evento.
“...dirigiu-se à empresa-ré a fim de adquirir automóvel novo, para comemorar o dia dos pais vindouro, com sua esposa e filha, assinando declaração como instrumento comprobatório do termo de responsabilidade assumido (documento nº 137/12)”
“Nestes termos, as partes combinaram, de comum acordo, que o automóvel novo estaria disponível para o autor cinco dias depois. No entanto, para absoluta surpresa do autor, no dia combinado o automóvel sequer havia chegado à concessionária”
“A entrada na seção do pronto-socorro do hospital foi registrada às 21 horas do dia17 de junho de 2012, conforme documento em anexo (documento nº ___)”
...