Arte prévia
Projeto de pesquisa: Arte prévia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeffersonluana • 18/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 160 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este estudo está voltado para o bem-estar humano, destacando a importância que devemos ter com a nossa saúde, tendo como base a higiene voltada para conscientização de que a adoção de hábitos saudáveis trará melhor qualidade de vida para o bem-estar pessoal e coletivo do indivíduo.
Proponho aqui um trabalho onde a escola estabelece poderá levar informações visando criar condições e alternativas que estimulem os alunos e seu meio social a terem concepções e posturas cidadãs de suas responsabilidades para com a própria higiene e a dos demais. Pretendo então refletir sobre a importância da higiene na vida do ser humano, destacando a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde para que subsequentemente sirvam como aportes para inserção de práticas de higiene, voltada para um novo cidadão social, calçado em valores éticos que sobremaneira possam melhorar a qualidade de vida, não apenas pessoal, mas coletiva.
Com base nessas considerações faço a seguinte pergunta: É possível obter resultados satisfatórios, mesmo que a contribuição dos pais não seja favorável devido à falta de informação sobre a importância da higiene na vida do ser humano?
II. JUSTIFICATIVA
A questão da higiene vem sendo considerada cada vez mais importante para a sociedade, pois para se ter uma vida saudável, todos dependem da relação estabelecida entre sua própria higiene e a dos outros.
É na perspectiva de contribuir para a melhoria de uma vida saudável que proponho este projeto, que visa o desenvolvimento de uma construção de formação de hábitos saudáveis, interagindo com os alunos e com seu meio social, para que os mesmos comecem a pensar, agir e aderir hábitos higiênicos, promovendo assim, ações que venham a intervir em soluções viáveis para os problemas que estão relacionados à falta de higiene
A concretização desse objetivo, através também da conscientização, poderá ser gerador de um grau considerável de bem-estar no
cotidiano desses alunos e da comunidade, com reflexos imediatos na educação, na saúde, na preservação do meio ambiente, na economia e na qualidade de vida de cada cidadão. Vê-se então, a importância e o alcance deste estudo que estou propondo.
Além disso, uma pesquisa sobre a situação atual dos hábitos de higiene em uma escola previamente selecionada servirá de parâmetro para se obter dados sobre esta realidade e propor políticas públicas que possam beneficiar e melhorar a qualidade de vida do ser humano.
Considero também de fundamental importância que os alunos do curso de pedagogia estudem este tema e venham a realizar ações que possam ser empreendidas em comunidades carentes desse conhecimento, pois poderão se deparar com contextos desta natureza, ou seja, em comunidades cujos hábitos de higiene não estão sendo praticados conforme devem ser, para se ter uma vida saudável.
Então é com base nesses argumentos que justifico a importância deste estudo.
III. Objetivos
3.1. Geral:
3.1.1. Aprofundar o conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental I e de sua comunidade, sobre a importância da higiene na vida do ser humano.
3.2. Específicos:
3.2.1. Identificar o conceito de higiene, destacar sua importância e as conseqüências, de uma vida sem vivência da higiene diária.
3.2.2. Fazer um levantamento sobre a situação dos hábitos de higiene em uma escola previamente selecionada.
3.2.3. Analisar os dados coletados e confrontá-los com os parâmetros de normalidade relativos aos hábitos de higiene diária para o bem-estar humano.
IV. Revisão bibliográfica
A higiene é a parte da medicina que tem como objetivo a conservação e o melhoramento da saúde individual e coletiva. A saúde já não é concebida somente como um fato puramente físico, tendo seu conceito alargado para os domínios psicológicos e sociais, dado serem esses três fatores inseparáveis na vida dos seres humanos, uma vez que estão constantemente relacionados entre si.
Para Jiménez (1983, p.218): Não se poderá educar bem uma criança se não levar em consideração a sua higiene e não se consegue levar a cabo uma boa higiene sem uma boa educação.
Por isso, devemos aderir cultivar e trabalhar os bons hábitos em salas de aula seja ele ambiental ou corporal, e ensinar aos que desconhecem a importância de tê-los, assim estaremos valorizando a manutenção, não apenas do bem estar pessoal, mas do bem-estar coletivo,
Segundo os PCNs (1997, p.89): Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e ao apenas a ausência de doença.
Desse modo o conceito é expandido e a discussão sobre o tema poderá levar os alunos poderão agir com responsabilidade em relação a sua saúde e a da comunidade, respeitando assim seus limites com um autocuidado para com a higiene ambiental e corporal não apenas da escola, como da comunidade na qual residem.
Complementando essa linha conceitual acrescento ainda Craidy e Kaercher (2001, p.41) que afirmam:
Em relação a qualidade de vida, Gadotti (2000, p.62) destaca:
Em relação à qualidade de vida, Gadotti (2000, p. 62) destaca:
Qualidade de vida significa ter possibilidade de decidir automaticamente sobre seu próprio destino. Qualidade de vida é um conceito ambíguo, atribuído também ao padrão de vida, designando as necessidades econômicas.
Se o sujeito tiver consciência da sua importância para uma convivência agradável, poderá buscar essa qualidade de vida e decidir viver só ou junto, buscando o melhor para si e para o outro.
A escola não cumpre sozinha o papel de ensinar, e posteriormente, educar para a higiene, uma vez que o processo da higiene inicia-se em casa e ao educar para a saúde, de forma
...