As Regras do Método Sociológico
Por: nalubs • 10/6/2019 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Fichamento – Capitulo I “O que é fato social?”
Profª Maria Jardim
Ana Luiza Xavier da Silva – RA: 171122691 – Diurno
Durkheim, E. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001. Capitulo I “O que é um fato social?” p. 1-13
Durkheim dá início a obra As Regras do Método Sociológico com um primeiro capitulo chamado “O que é um Fato Social?” que busca, antes de adentrar o método de estudo em si, abordar quais fatos devem ser chamados de fatos sociais.
Para entender o que é fato social, deve-se levar em conta três fatores: generalidade, exterioridade e coercitividade. Pois, para o autor, o fato social nada mais é que “toda maneira de agir, pensar e sentir que existe fora das consequências individuais, (...) dotados de um pensamento imperativo e coercitivo” (p. 04)
A exterioridade dos fatos sociais é dada pela anterioridade histórica das regras sociais em relação a existência do indivíduo, fora das consciências individuais. Os fatos são produzidos pelo coletivo (generalidade) sob forças coercitivas. Muitas vezes não é possível notar a natureza coercitiva dos fatos sociais. Ela só é notada quando são negadas as regras impostas, gerando um constrangimento.
O processo de educação e de socialização do indivíduo tem grande importância para a formação das categorias de pensamento.
“Aliás, pode-se confirmar por uma experiência característica essa definição do fato social: basta observar a maneira como são educadas as crianças. Quando se observam os fatos tais como são e tais como sempre foram, salta aos olhos que toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente.” (p. 6)
Finalizando o capitulo, o autor explica as tipologias dos fatos sociais de acordo com a sua plasticidade no tempo.
- Maneiras de ser: fatos que se modificam mais lentamente, ou ainda, fatos morfológicos.
- Maneiras de agir: fatos que se modificam mais rapidamente, ligados a definição de fato social. Podem ser subdivididos em: 1) maneiras de agir ligadas à existência de organizações bem definidas – estas sendo fator importante para a existência de fatos sociais – e, 2) maneiras de agir mais voláteis, ligadas as correntes sociais. Correntes sociais nada mais são que estados de alma coletiva (assembleias, multidões)
...