As Transformações da Comunicação na Era Digital
Por: zanani • 1/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.055 Palavras (9 Páginas) • 135 Visualizações
Pedro Ernesto Zanani
As Transformações da Comunicação na Era Digital, e as TICS no Âmbito Educacional.
- Os primeiros passos da Internet
A sociedade se movimenta nos tempos atuais através do que se tratou chamar de Era digital. Os computadores dominam um campo marcante e fundamental do novo padrão de sociabilidade que caracteriza praticamente os mais diversos âmbitos da sociedade, negócios, política, atividades, conhecimento, diversão e convivências. Porém os efeitos deste movimento são óbvios, tais mudanças alteraram o panorama social na procura de progressos e na qualidade de vida e recursos facilitadores para os diversos afazeres das pessoas.
O aperfeiçoamento das inovações tecnológicas na área da informática superou um sistema de comércio extremamente competidor e qualificado, decorrente da globalização, velocidade e momentaneidade dos métodos de produção e modelos de mercado modernos.
A rede integrada de computadores tornou-se de utilização inevitável entre as companhias e a sociedade como um todo, através da rede pode-se ter acesso a todo e qualquer tipo de informação em tempo real, seja ela, de origem e fins comerciais, tecnológicas ou mesmo social, assim sendo qualquer tarefa que outrora demandaria deslocamentos como pagar uma conta no banco hoje e possível de se fazer através dos diversos aplicativos disponíveis na rede.
Outro mito que surgiu junto ao desenvolvimento dos computadores e posteriormente da internet era de que diversos trabalhadores ficariam desempregados poste que a máquina estaria fazendo o trabalho de alguns milhares de trabalhadores, porém o surgimento das novas tecnologias de comunicação promoveu o desenvolvimento de várias carreiras desde técnicos especializados no concerto destas máquinas até profissionais altamente especializados que tem a função do desenvolvimento de programas e aplicativos de uso nas máquinas e redes digitais de serviços integrados. Hoje é possível ter acesso imediato a partir de qualquer região do planeta, as visualidades dos acontecimentos estão mais frenéticas, e as informações são renovadas em poucos segundos. Lévy (1993) mostra como a conexão digital amplifica o espaço perceptível, revelando o crescimento evolutivo que alterou, favoreceu e difundiu as notícias de modo rápido e abrangente.
O advento da internet tornou o cidadão comum participe atuante dentro do espaço da comunicação, ora como agente da notícia ora como receptor da informação.
Um dos problemas apresentados diz respeito a ligação da internet e a construção da esfera coletiva cibernética. De acordo com críticos como Nunes (1997), a Internet não habilita e tão pouco deseja o fortalecimento das necessidades do todo da sociedade, verifica-se então, que tais propostas se refere a circunstância que este universo até este momento se acha em transformação, mudando acepções nos domínios públicos.
Ainda conforme a teoria do Agir comunicativo de Habermas, os meios de comunicação possuem a capacidade de ultrapassar o feito cara a cara formando entrecruzamentos de interlocução com temáticas oriundas de diversos âmbitos sociais. Maia complementa, ademais, oferece a comunicação em grandes espaços e tempos diversos.
- As TCIs no Âmbito Educacional
Os recursos tecnológicos estão diretamente ligados ao crescimento do progresso da sociedade e pela expansão da globalização, aonde novos produtos vão surgindo no mercado como atrativos, e os estudantes sentem a obrigação e viver nesse novo ambiente e interagir usando estas novas ferramentas de aprendizagem, que passa a fazer parte do cotidiano dos estudantes; sendo assim utilizá-los é se aproximar das novas gerações que ocupam as cadeiras da escola.
Segundo Cassel e Corrêa (2012, p.1) “A inserção das tecnologias da informação e comunicação na sala de aula faz-se necessário, pois o uso dessas ferramentas tecnológicas está presente no cotidiano da sociedade moderna”.
Os gerenciamentos das instituições de ensino apresentam inúmeras dificuldades: infraestruturas inadequadas, orçamentos insuficientes, profissionais desmotivados. A presença de um diretor competente com uma gestão inovadora pode ser decisiva para suprir as dificuldades organizacionais. Muitos gestores estão agregando as tecnologias possíveis para melhorar a qualidade das instituições. Quando a palavra tecnologia é citada logo as pessoas associam à tecnologia da informação com computadores e internet, recursos esses que chegou primeiramente na administração da instituição; e se tornou muito útil, pois logo depois da implementação, as pilhas de papeis que eram usadas para fazer o controle de presenças, fechamentos de notas foram substituídos por editores de textos e arquivos de computadores.
Esses recursos tecnológicos precisam deixar de ser utilizados apenas nos espaços administrativos, como ainda acontece em muitas instituições de ensino por todo o território brasileiro, e serem empregados nas salas de aula; pois já são impensáveis as práticas pedagógicas na escola sem a tecnologia como meio de apoio ao aprendizado; porque é evidente que os educandos não estão mais satisfeitos com apenas as aulas “tradicionais”, onde o conteúdo era exposto utilizando apenas, às vezes, o quadro negro e o giz, e os estudantes passavam a maior parte do tempo na sala de aula copiando a matéria do quadro. Não pode ser apenas um monólogo, é fundamental criar novas dinâmicas em sala de acordo com o projeto pedagógico.
As novas tecnologias de informação e comunicação trazem novas possibilidades à educação, exigindo uma nova postura do educador. Afirma Bastos (1997) que a educação no mundo de hoje tende a ser tecnológica, a qual vai exigir o entendimento e a interpretação de tecnologias.
A tecnologia é mais ampla, tem outras ferramentas de apoio no ensinamento dos estudantes, como retroprojetores, televisão com DVD, microscópio, equipamentos que são classificados como recursos visuais, auditivos ou audiovisuais; que podem motivar os estudantes por pelo menos um dos cincos sentidos fundamentais dos seres humanos.
Porém como tudo que é novo traz consigo aspectos positivos e negativos. Na Tabela 1, expõe-se tais aspectos.
Tabela 1 – Aspectos positivos e negativos das TICs no âmbito educacional [pic 1] ASPECTOS POSIVOS ASPECTOS NEGATIVOS
... Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com
|