As principais ideias de Lazarsfeld
Artigo: As principais ideias de Lazarsfeld. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolindac • 23/9/2014 • Artigo • 792 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
Paul F. Lazarsfeld nasceu em Viena, na Áustria, em 1901. Filho de um advogado socialista foi criado e educado ali. Na década de 1920, mudou-se nos mesmos círculos como o Círculo de Viena dos filósofos, incluindo Otto Neurath e Rudolf Carnap, recebendo seu doutorado em matemática aplicada da Universidade de Viena em 1925.
Em 1925 ele fundou um instituto de pesquisa dedicado à aplicação da psicologia para os problemas sociais e econômicos. Este foi o primeiro de quatro universitários relacionados com a investigação social aplicada nos institutos fundados por Lazarsfeld, os outros foram o Centro de Pesquisa da Universidade de Newark, o Escritório de Pesquisa Rádio Universidade de Princeton, e da Secretaria de Pesquisa Social Aplicada na Universidade de Columbia.Em 1926 casou-se com a socióloga Marie Jahoda .
Ele veio para a sociologia através da sua especialização em matemática e métodos quantitativos, participando de várias primeiros estudos quantitativos, incluindo o que foi possivelmente o primeiro estudo científico dos ouvintes de rádio, em 1930-1931. Sua tese foi uma aplicação da teoria da gravitação de Einstein para o movimento do planeta Mercúrio. Juntamente com Hans Zeisel que escreveu um estudo clássico, agora sobre o impacto social do desemprego em uma pequena comunidade: Die Arbeitslosen von Marienthal (1932; eds Inglês de 1971.). Ele se divorciou de Maria em 1934 e se casou com seu colega Herta Herzog , que se divorciou dele em 1945.
Com uma formação inicial em Matemática, Lazarsfeld emigrou, nos anos 30, para os Estados Unidos. Tinha entretanto concluído, em Viena, dois estudos sociológicos: Juventude e trabalho (1931) e Os desempregados de Marienthal (1934). Na América, Lazarsfeld constitui um exemplo de integração bem sucedida (ao contrário, por exemplo, de Adorno).
Professor na Universidade de Columbia, funda o Bureau of Applied Social Research, onde propõe, demarcando-se da Escola de Chicago, do marxismo e da Escola de Frankfurt, um novo estilo de sociologia: burocrática, profissional, comercial, padronizada, técnica e empírica. Com Parsons e Merton, Lazarsfeld fecha o triunvirato funcionalista que vai dominar a sociologia americana durante as décadas de 40 e 50 do século XX. Conselheiro, no pós-guerra, da Fundação Ford para o desenvolvimento e a reorganização das Ciências Sociais na Europa, Lazarsfeld assume por vários anos a presidência da Associação Americana de Sociologia.
A sua obra, extensa e variada, percorre disciplinas tais como a Sociologia, a Psicologia Social, a Ciência Política, as Ciências da Comunicação e a Metodologia das Ciências Sociais, deixando um legado incontornável ao nível dos estudos do marketing, da publicidade, da propaganda, da opinião pública, das atitudes e da metodologia das Ciências Sociais, designadamente no que se refere à análise de conteúdo, à análise de dados e à conceptualização .
Lazarsfeld morreu em 1976. Ele tinha um filho, Robert Lazarsfeld , agora um professor de matemática na Universidade de Michigan, que publicou uma positividade em Geometria Algébrica (Springer), em 2004.
Idéias principais:
Grandes interesses de Lazarsfeld foram baseados na metodologia da pesquisa social e o desenvolvimento dos institutos de formação e investigação nas ciências sociais. Devido à originalidade e diversidade de suas idéias, sua energia e magnetismo pessoal, seu estilo
...