Atividade Avaliativa 01- Introdução à Economia
Dissertações: Atividade Avaliativa 01- Introdução à Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KATIAMAIA • 24/2/2015 • 459 Palavras (2 Páginas) • 860 Visualizações
Atividade Avaliativa 01 – AA1 - 2013/2º semestre
Disciplina: Introdução à Economia / Coordenador: Gil B. Leite.
1. Um importante princípio sobre o funcionamento da economia diz que o comércio pode ser bom para todos os agentes envolvidos. Defenda esse ponto de vista.
Com certeza o Comércio é benéfico para toda a sociedade, pois não conseguiríamos produzir tudo o que necessitamos no nosso dia a dia. Além disso, com a especialização de cada individuo envolvido nesse processo, todos usufruem de várias opções de produtos/ serviços, gerando concorrência e consequentemente diferentes níveis de qualidade e preços.
2. Tendo por base o conceito de custo de oportunidade, responda: por que Gisele Bündchen não deve pintar a grade da casa dela? Desenvolva a resposta, argumentando de forma completa e abrangente.
O Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Sendo assim, ele está diretamente relacionado com o fato de vivermos num mundo de escassez. De fato, é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas o que implica renunciarmos a determinados bens quando optamos por outros e, portanto, implica a existência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão.
No caso da Gisele Bündchen, o custo de oportunidade de pintar a grade da casa dela poderá ser passar esse tempo com a família fazendo várias outras opções de atividades, ou até mesmo participando de um desfile de moda ou campanha publicitária, aumentando assim o seu rendimento financeiro.
3. Keynes afirma em um dos vídeos que durante a segunda guerra mundial o PIB (americano) cresceu e o desemprego quase acabou. Como você justificaria o crescimento do PIB durante a guerra?
O crescimento do PIB dos Estados Unidos durante o período da Segunda Guerra Mundial aumentou devido à fabricação e comercialização de armas de fogo para os países participantes desse conflito. E esse fato, consequentemente, fez com que diminuísse o índice de desemprego, pois aumentou a oferta de vagas para trabalhar nas fábricas de armas.
4. Uma parte da música diz o seguinte “...qual caminho devemos escolher? De baixo pra cima ou de cima pra baixo?...”. Explique qual teoria seria a “de baixo pra cima” e qual seria a “de cima pra baixo”, justificando sua resposta.
“de baixo pra cima” refere-se à Teoria Clássica, pois representa o crescimento da sociedade através do progresso, estando este associado ao aumento da produtividade, a liberdade de cada individuo e o seu direito à propriedade, a livre concorrência e principalmente a não intervenção do Estado na economia.
“de cima pra baixo” refere-se à Teoria Keynesiana, onde o progresso da sociedade não está presente devido à ideia de gasto e consumo, nunca fazendo um fundo de reserva. Sendo assim, poupar o dinheiro não traria progresso e se algo desse errado o Estado teria total poder para intervir.
...