Atividade Unip
Artigos Científicos: Atividade Unip. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alanaeglen • 2/3/2015 • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 940 Visualizações
• Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
(Adaptação UFBA/2012) A partir do trecho do texto de Joan Scott, analise as afirmativas e marque V (para as verdadeiras) e F (para as falsas).
“O gênero é um elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças sexuais percebidas entre os sexos, e o gênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder. [...] O gênero implica quatro elementos: primeiro, os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e com frequência contraditória) [...]. Em segundo lugar, os conceitos normativos que põem em evidência as interpretações do sentido dos símbolos [...]. [Em terceiro,] as instituições e a organização social, [e, por fim], o quarto aspecto do gênero é a identidade subjetiva.” (SCOTT, 1990, p. 14-15).
A análise do texto e os conhecimentos sobre os estudos acerca do gênero realizados por Joan Scott permitem afirmar:
( ) Na perspectiva de Scott, a construção de gênero é essencialmente um processo de representação social, um meio de decodificar o sentido do mundo, estabelecido, primordialmente, através da linguagem.
( ) O conceito de gênero desenvolvido pela autora baseia-se na valorização das relações de poder – significando que gênero não é apenas o primeiro, mas o mais importante campo de significação do poder na sociedade.
( ) Ao construir um modelo teórico para explicitar o modo de estruturação das relações de gênero na sociedade, essa autora acaba também por oferecer um modelo operativo que desvela não apenas o modus operandi das estruturas de dominação, mas também estratégias de enfrentamento com vistas a uma possível mudança desse contexto.
( ) Para Scott, gênero é uma das principais formas pelas quais o poder político tem sido concebido, legitimado e também criticado, porque, ao tomar como referência a oposição masculino-feminino, cria uma percepção de permanência, de fixidez e de oposição binária.
( ) Quando evoca a importância dos símbolos e dos conceitos normativos, a autora sinaliza para a interconexão entre essas dimensões, pois, para ela, as representações simbólicas precisam ser compreendidas em suas modalidades e remetidas a seus contextos de produção, através de conceitos normativos, divulgados e impostos por meio das instituições.
Resposta Selecionada: c.
V – F – V – V – V
• Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
A orientação sexual da pessoa é uma opção?
Resposta Selecionada: b.
Não, a orientação sexual é o modo como as pessoas sentem atração física e/ou emocional por pessoas do mesmo sexo, do sexo oposto, ou por ambos os sexos.
• Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Como a Organização Mundial da Saúde (2002) conceitua a sexualidade?
Resposta Selecionada: d.
A sexualidade é o aspecto central do ser humano durante toda a vida e abrange o sexo, a identidade de gênero e papéis, a orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução.
• Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
De acordo com o caderno 4 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) – “Gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos”, quando se fala em gênero, não se fala apenas de macho ou fêmea, mas de masculino e feminino, em diversas e dinâmicas masculinidades e feminilidades. Assim, de acordo com seus estudos, o que é gênero?
Resposta Selecionada: e.
Gênero é uma forma de indicar as “construções culturais”- a criação inteiramente social de ideias sobre os papéis adequados a homens e mulheres. O gênero é uma convenção social utilizada para designar as relações sociais entre os sexos.
• Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
O que é orientação sexual?
Resposta Selecionada: c.
Refere-se ao sexo das pessoas que elegemos como objetos de desejo e afeto.
• Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
Quais são os três conceitos que ancoram a sexualidade?
Resposta Selecionada: e.
Sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual.
• Pergunta
...