Atividade pratica supervisionada de Teoria Geral Da Administração
Seminário: Atividade pratica supervisionada de Teoria Geral Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlineBortolini • 28/9/2013 • Seminário • 750 Palavras (3 Páginas) • 712 Visualizações
Atividade pratica supervisionada de Teoria Geral Da Administração
Proposta de reestruturação e recuperação da padaria Q Pão baseando-se nas teorias e escolas administrativas estudadas
Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas no processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. É o ato de gerenciar negócios, pessoas e recursos, para alcançar metas definidas.
Tarefas – Taylor. Trata da maneira como o trabalho deverá ser feito dentro das organizações. Modo de controle e ação para não inviabilizar o processo.
Estrutura – Fayol. Teoria da Burocracia e Estruturalista. Ênfase na maneira como a instituição irá se organizar internamente para atingir suas metas.
Pessoas – Teoria das Relações Humanas, Teoria Comportamental e Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Desafio de manter as pessoas motivadas e envolvidas no processo, para chegar aos objetivos propostos.
Ambiente – Teoria dos Sistemas – Essa variável trata de dois aspectos. O ambiente interno que mede o nível de satisfação ou insatisfação do colaborador que desempenha sua função na empresa, pois se o ânimo for alto, a produtividade também será elevada. Também o ambiente externo, fora da organização, que nela interfere de várias maneiras, que seja através de leis, cultura, etc..
Tecnologia – Teoria da Contingência. São os recursos tecnológicos para enfrentar o mercado competitivo, pois a evolução é muito rápida e quem não investir em tecnologia, acaba perdendo clientes.
Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor e sua utilização na produção. Fez surgir uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época. Essa revolução caracterizou-se pelos seguintes fatos: mecanização da indústria e agricultura; desenvolvimento do sistema fabril (indústria têxtil); e grande aceleração dos transportes e das comunicações.
Esses acontecimentos propiciaram condições favoráveis á criação de estudos científicos, porque era necessário o aperfeiçoamento da produção nas empresas. O surgimento da teorias começou neste período começou a suprir a ausência de bases científicas da administração, bem como dar visibilidade e credibilidade á nova ciência.
O capitalismo moderno exige que as atividades intelectuais e de comunicação integrem crescentemente as atividades produtivas, incluindo os trabalhadores na linha de produção, exigindo que esses sejam polivalentes, ou sejas, exige uma aliança entre produtividade e a capacidade humana dos operários. Atendendo a essa demanda, a gestão participativa surge como um avanço da concepção mecanicista em direção a propostas das organizações flexíveis: unindo a racionalização da produção capitalista (de acordo com as Teorias Clássicas) com as sugestões dadas pelos trabalhadores ( criatividade e produção intelectual exigidas pelas Indústrias Criativas).
Etapa 2
Proposta de recuperação da padaria Q Pão
Para começarmos os reestruturação segue a seguinte proposta
Item um disposição de horários
A padaria passara a funcionar com um sistema de rotação de funcionários
Em horários de pico onde o movimento e maior funcionara com toda a capacidade ou seja todos os funcionários
Horarios de
...