Atps - Analise De Investimentos
Seminário: Atps - Analise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiovleite • 18/8/2014 • Seminário • 833 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
Investimentos podem ser definidos como as aplicações de algum tipo de recurso com a expectativa de receber retorno superior ao aplicado, ou seja, é toda aplicação com expectativa de lucro.
O próprio mercado criou diversas opções de investimento, satisfazendo desde o investidor mais cauteloso ate o mais agressivo. Algumas dessas opções já existem há muitos anos, mas só agora ganham importância no cenário que cada vez mais gente se dispõe a guardar dinheiro e planejar o futuro.
Basicamente são três tipos: os públicos, privados e mistos. Dentro de cada um existem vários tipos a depender do perfil do investidor.
As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimentos, caderneta de poupança, ações, ouro, títulos da divida publica entre outros.
Cada investimento possui tipos e níveis de riscos diferentes, a regra básica é quanto menor o risco do investimento, menor o seu rendimento.
A caderneta de poupança, classificada como conservador é muito conhecida e pode ser feita por qualquer cidadão. Ela tem um risco baixíssimo, por isso é considerada um investimento extremamente conservador. Tem a desvantagem de render bem menos, do que, por exemplo, um fundo de investimento. Ela não é tributável do imposto de renda.
O fundo de investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de se ter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Existem os fundos abertos e fechados, fundos de curto prazo, fundos referenciados, fundos de renda fixa, fundo de ações, fundos cambiais, fundos de divida externam fundos multi-mercado, fundo de investimento em direitos creditórios, fundos de investimento em participações. Pois os fundos de investimentos tem um leque de opções que precisa ser analisados para se escolher a melhor.
Os títulos públicos são ativos de renda fixa que se constituem em boa opção de investimento para a sociedade. Os títulos públicos possuem a finalidade primordial de captar recursos para o financiamento da divida publica, bem como para financiar atividades do Governo Federal como educação, saúde e infra-estrutura.
Os governos federal, estadual e municipal captam recursos no mercado por meio da emissão de títulos representativos da divida publica. São vários tipos de títulos em que se podem investir: Letras do tesouro nacional, letras financeiras do tesouro, bônus do tesouro nacional, títulos da divida agrária.
Os certificados de Depósitos Bancários são títulos de renda fixa, representativos de depósitos a prazo, utilizados pelos bancos comerciais como mecanismos de captação de recursos. O portal do investidor descreve estes tipos de investimento envolvem uma promessa de pagamento futuro do valor investido, acrescido da taxa pactuada no momento da transação.
As taxas podem ser pré-fixadas e pós-fixadas, e podem ter mais de uma base de remuneração, desde que prevaleça a mais vantajosa para o cliente.
Ao se comprar um CDB, esta emprestando dinheiro para o Banco e recebendo juros em troca.
No CDB incidem o imposto de renda, e o IOF caso sejam feitos resgates até o 29º dia ocorrido a partir da aplicação.
As ações se apresentam quando duas ou mais pessoas se dispõem a aplicar seus esforços e capitais em um determinado empreendimento por meio de uma sociedade, para que, após um determinado tempo se apropriar dos lucros do negocio. Conquanto,
...