Atps Ciencias Socias
Trabalho acadêmico: Atps Ciencias Socias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciaeduarda • 7/9/2014 • Trabalho acadêmico • 4.380 Palavras (18 Páginas) • 210 Visualizações
Anhanguera de Piracicaba
Ciências Sociais
PIRACICABA/SP
2012
Ciências Sociais
Amanda Marques Bernardino - 3838640167 e-mails: mandinhaamarques@hotmail.com.
Márcia dos Santos Vieira - 4910892473 e-mails: marciadossantosvieira@hotmail.com
Rafaela Cristina Silva - 3825681527 e-mail: rafy.cristiny@hotmail.com
Atividades Prática Supervisionada apresentada à Anhanguera, como exigência parcial para a disciplina de Ciências Sociais do curso de Ciência Contábeis, sob orientação do Profª. HELENROSE APARECIDA SILVA PEDROSO COELHO
Sumário
1. Introdução ....................................................................................................... 2
2. Cultura Indivíduo e Sociedade ...... ................................................................... 3
3. Ênfase - No filme. Temática Abordada............................................................. 4
3.1 Trabalho...........................................................................................................4
3.2 Consumos de Trabalho.....................................................................................5
3.3 Sociedade.........................................................................................................5
4. Divergências Sociais...........................................................................................6
4.1 Desigualdades Raciais......................................................................................6
4.2 Desigualdades de Renda................................................................................. 8
4.3 Desigualdades de Condições de vida...............................................................9
5. Meio Ambiente – Desmatamento e Consciência................................................10
6. Conclusão...........................................................................................................11
7. Bibliografia.........................................................................................................12
Introdução
Ciências Sociais é o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. Veremos a seguir, os significados de cultura, indivíduo, sociedade, trabalho, consumo do trabalho, etc. Falaremos também sobre as divergências sociais: desigualdade de renda, de condições de vida e racial. Abordaremos ao final sobre o meio ambiente, desmatamento e consciência. Aprenderemos um pouco dessa ciência que estuda os aspectos sociais humanos.
2
Cultura, Indivíduo e Sociedade
A cultura pode ser definida como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, regras sociais, instruções, entre outros em um grupo. É à maneira de vivência de uma sociedade.
Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, etc.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
A cultura, como um todo, proporciona aos membros de uma sociedade, um guia indispensável em todos os campos da vida. O fato de a maioria dos membros da sociedade reagir a uma dada situação de determinada forma capacita qualquer um a prever o comportamento desta mesma. Essa previsão é um pré-requisito em todo tipo de vida social organizada. Como por exemplo: se o indivíduo vai trabalhar para outros, precisa estar seguro de ser recompensado. A existência dos padrões culturais lhe proporciona essa segurança.
O individuo, é uma pessoa da sociedade. Torna-se por um indivíduo um representante da sociedade. Sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. É um sistema de símbolos, valores e normas, como também um sistema de posições e papéis.
Em outras palavras, a sociedade é que controla as ações individuais. O individuo aprende a seguir normas que lhe são exteriores (que não foram criadas por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas; porém essas escolhas estão dentro dos limites que a sociedade impõe, pois caso o indivíduo ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente.
A vida em sociedade sempre é originaria de problemas, onde os indivíduos têm que ter a capacidade de administrar os conflitos próprios e os sociais, bem como saber lidar com as frustrações e sonhos.
...