Atps Comportamento Organizacional
Tese: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: debora2302 • 27/9/2014 • Tese • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 227 Visualizações
CASE
Apresentação da empresa
A empresa Pet Glamour atua no ramo de pet shop. Ramo que nos últimos anos está em grande ascensão, se tornando um comércio cada vez mais lucrativo e concorrido.
A empresa é de propriedade de dois irmãos, João Maria Lourenzão e Alba Lourenzão, que decidiram abrir a empresa juntos devido aos dois compartilharem o gosto por animais.
A Pet Glamour teve queda de 4 (quatro) pontos percentuais no último ano, devido à falta de estruturação e designação de tarefas específicas entre os funcionários.
João é o administrador da empresa, possui formação em Gestão Comercial, porém está sobrecarregado de funções.
O gerente Rui não tem como controlar o estoque, pois Alba o desautoriza perante os funcionários, deixando-o sem autonomia e domínio entre os seus subordinados.
Alba, a sócia, cuida do banho e tosa e não permite que sua equipe exerça outras funções dentro da empresa não sendo as ditas por ela. Não ajuda na administração e de certa forma desintegra a equipe do Pet.
Eder cuida da tosa dos animais, possui um grande potencial e vive se vangloriando, causando assim conflitos na equipe que trabalha diretamente com ele, pois se acha superior aos demais colegas.
Anita e Léa banham os animais e estão restringindo suas funções, pois não suportam mais a situação em que Eder as coloca.
As vendedoras Leila e Elaine não estão comprometidas com seu trabalho e apresentam muitas ocorrências de atraso e atestados médicos.
ETAPA 1
1.0 – Objetivo do trabalho
Este trabalho ajuda a compreender as personalidades dos integrantes da equipe da Pet Glamour através de exemples retirados do dossiê.
1.1 – Desenvolvimento
1.2 - Personalidades, comportamento e definição dos traços de personalidade dos integrantes do Pet Glamour
Após a analise do dossiê, foi possível verificar a grande variação na personalidade de cada indivíduo do Pet Glamour. Através da tabela 7.1 “ Traços de personalidade”, disponibilizada no PLT 111 pág. 75, e das informações contidas no dossiê, foi possível descrever o perfil de cada um.
1.3 – “Tabela de Comportamentos Individuais”
João Maria Lourenzão - Administrador É muito relevante, aceita com facilidade os conflitos existentes na empresa, não tem voz ativa, está sempre sobrecarregado de funções, é reservado, não possui um perfil de liderança, somente se interessa pela parte burocrática da empresa.
É necessário que ele atualize seus conhecimentos, melhore sua comunicação perante a equipe, crie estratégias, tenha maior foco nos objetivos da empresa, para que assim diminua os conflitos existentes.
Alba Lourenzão – Banho e tosa É insegura e incapaz de exercer outras funções além de comandar sua equipe, é motivada apenas pelos seus objetivos pessoais, não possui voz ativa e é inflexível em relação à liderança. É de extrema importância que Alba busque aperfeiçoar-se, aprendendo a ter postura de líder, a separar seus objetivos pessoais dos profissionais, podendo assim, ajudar seu sócio em outras funções dentro da organização.
Rui Leme - Gerente Segue e acata as poucas regras impostas pela empresa, é organizado e detalhista, mas não tem voz ativa perante seus subordinados.
Rui necessita se integrar mais com a equipe, expondo suas idéias e ter mais firmeza para liderar a equipe.
Eder – Tosa É muito competente naquilo que faz, e sabe disso, porém faz comentários indevidos, se julga superior aos demais colegas, é arrogante.
Precisa ter mais humildade, percebendo que “o mundo não gira ao seu redor” e, fazer mais trabalhos em equipe.
Elaine Verner e Leila Xavier - Vendedoras Não são interessadas, pois não buscam aperfeiçoamento e atualização de seus conhecimentos, não buscam novas experiências. Precisam urgente fazer um curso de abordagem e atendimento ao cliente, para que consigam fazer a diferença dentro da equipe, agregando valores.
Léa Jordão e Anita Jordão - Banho São pessoas agradáveis, mas não estão satisfeitas com o trabalho que realizam dentro da empresa, são acomodadas e não procuram aprender novas funções. Precisam deixar as diferenças de lado, procurar exercer outras funções dentro da Pet, para que assim se tornem funcionárias mais completas, trazendo benefícios para a equipe.
Iara Santos - Limpeza É uma pessoa que está descontente com a situação dentro da empresa, seu nome não consta nem no organograma, gostaria
...