TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  6.793 Palavras (28 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 28

Etapa 1

Passo 1:

DEFINIÇÃO DE CO

Comportamento organizacional é o estudo da maneira como as pessoas se comportam no ambiente de trabalho. Envolve o nível de qualificação, a maneira como se comporta no trabalho em grupo, a visão delas em relação á empresa e o cargo em que ocupam, bem como a posição que assumem diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Este estudo visa aumentar a produtividade, reduzir o absenteísmo e promover a cidadania organizacional, gerando resultado para ambos os lados dos fatores satisfação versus eficiência e eficácia, fazendo com que a empresa se fortaleça e se mantenha competitiva. Entre comportamentos estudados, um deles é a visão sistêmica, estar alinhado com outras áreas, não pensar somente em si é algumas das variáveis da visão sistêmica, pois ter uma visão sistêmica é estar de acordo com que o mundo pede (posto que vivemos em um mundo cada vez mais competitivo e exigente), mantendo assim um pensamento que não seja individualista, ou seja, ter uma visão ampla sabendo que cada atitude, ainda que individual, reflete sobre o todo. Para isso é necessário buscar conhecimento, ter interesse, dividir o sistema em partes para entendê-lo como um todo, sem deixar de identificar o seu papel e importância dele, na sua estrutura. Ter visão sistêmica é saber e entender que o todo é a junção das partes, sabendo a real importância de cada uma delas, tendo ciência de que possivelmente não serão encontradas características no todo, que são encontradas nas partes e vice-versa. Estamos em constante mudança. A cada fração de segundo que se passam algum lugar do mundo ou em vários lugares, como queiras estão acontecendo constantes mudanças é necessário, seja tecnologicamente falando, ou naturalmente, pois a mudança é natural. Mudamos a cada instante, e o exemplo disso é o processo de envelhecimento do próprio ser humano. Acompanhar essas constantes mudanças é necessário, estar aberto identificando onde e como fazer isso é preciso. Existem pessoas que encontram mais dificuldades para aceitá-las, outras porem, anseiam pelas mudanças. Hoje as empresas buscam investir justamente nestas, ainda que com certa ponderação. São estas pessoas que tem estas características de trazer o sucesso para a empresa ou contribuir ainda mais para a ascensão. A rotatividade das pessoas no mercado de trabalho é alta e o capital intelectual é fundamental para se manter firme diante dele, sabendo assim acompanhar o atual ritmo que enfrentamos diariamente.

Passo 2

VISÃO SISTÊMICA E MUDANÇA

É uma nova forma de visão do mundo, na questão ver e analisar o contexto dos acontecimentos globais nos setores de mudanças. O mundo em constantes transformações, e busca demasiada de novos recursos tecnológicos , nos deixam questões sem sentido. O aquecimento global causada por falta de consciência ambiental ou exploração fora além da permitida, para uso de novos recursos naturais. Estamos ainda mencionado apenas uma ponta do iceberg, que cada dia vem caindo das geleiras do Antártida. O pensamento sistêmico permite enxergar não apenas partes do sistema, mas também as mudanças, de alta ou baixa alavancagem. E debater esses paradigmas de orientar a sociedade num mundo ideal para o desenvolvimento. A visão sistêmica pode ser vista como um contraponto a extrema fragmentação do conhecimento, da educação, da ciência e da própria pessoa humana. É a ideia básica do pensamento sistêmico, que, segundo Behres (2005), ‘’é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século xx, em contraposição ao pensamento reducionista, ou cartesiano, que visava à fragmentação. É visto como componente do paradigma emergente, que tem como representantes cientistas, pesquisadores, filósofos e intelectuais de vários campos. Por definição, o pensamento sistêmico inclui a interdisciplinaridade. ’’

Segundo Capra (2006), entender a realidade sistemicamente significa colocá-la dentro de um contexto e estabelecer a natureza de suas relações. Segundo o autor, os objetos e seres vivos estão em constante relação, há uma troca tanto subjetiva como objetiva nessas relações, não podendo ser estudadas, vistas, analisadas, entendidas separadamente. A visão sistêmica – ou holística, é uma visão necessária ao ser humano na busca da verdade do todo.

O pensamento sistêmico, segundo Pereira (2007), é uma abstração do conceito dos sistemas, no qual as partes coordenadas se interagem para alcançar um objetivo; nesse sentido, o ser humano é um sistema em equilíbrio tridimensional entre o corpo, mente e meio-ambiente, cujo objetivo é o bem estar. Para que o pensamento sistêmico flua, surgem as necessidades de aprendizagem, novas metodologias e processos fundamentados em novos paradigmas da ciência.Dessa forma, o Pensamento Sistêmico ou Visão Sistêmica foi concebido pela humanidade para que humanidade aprenda a estudar seus problemas por partes, mas sem perder a visão do todo.Dentro desse pensamento, qualquer profissional poderá estabelecer propostas de convívio social, desenvolvimento sustentável, solução de conflitos, problemas decisórios e outras situações emergentes e inesperadas.

Adquirir uma visão sistêmica é uma parte importante da mudança pela qual a humanidade deve passar para o seu desenvolvimento mais efetivo. De acordo com Persona (2010), a mudança é uma característica da natureza , mas as mudanças necessárias devem ser identificadas, estimuladas e implementadas pelos líderes. Cabe ainda ao líder providenciar o que for preciso para que a mudança seja aceita e possa haver continuidade nos novos comportamentos adquiridos com a mudança. A gestão de uma mudança implica na criação de uma visão da mudança, ainda de acordo com o autor. É preciso que todos vejam que a necessidade da mudança, seus benefícios, as expectativas e as vantagens que todos poderão vir a ter com ela. É preciso ainda vencer o medo, uma vez que sair da zona de conforto nunca é desejável pelas pessoas. As principais mudanças relacionadas ao ambiente organizacional estão relacionadas com o modo de trabalho, uma vez que a tecnologia vem substituindo cada vez mais o trabalho braçal; os mercados têm se tornado cada vez mais globalizado; a diversidade cultural implica num grau mais elevado de ética e transparência e a rotatividade das pessoas nas funções é muito alta, exigindo que as empresas mudem suas rotinas para reter talentos.

O EFEITO DA INOVAÇÃO

O efeito da inovação para as organizações é muito grande,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com