Atps De Comportamento Organizacional
Exames: Atps De Comportamento Organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelvindiogo • 21/9/2013 • 1.323 Palavras (6 Páginas) • 365 Visualizações
Sumário:
Como surgiu a Pet Glamour.
Problemas levantados.
Tabela de Comportamentos Individuais e conclusão.
Tabela de Motivação dos Gestores e conclusão.
TESTRESS 2012.
Como surgiu a Pet Glamour.
A Pet Glamour é uma pequena pet shop cujos proprietários são dois irmãos: João Maria Lourenzão e Alba Lourenzão. João é formado em Tecnologia em Gestão Comercial e Alba sempre trabalhou como cabeleireira em grandes salões de beleza. Os dois irmãos compartilhavam o gosto por bichos de estimação e o sonho de ter um negócio próprio. Depois que João se formou, decidiram pegar um empréstimo no banco e abrir um pet shop. Alba é responsável pela parte de banho e tosa enquanto João cuida de toda parte administrativa.
Problemas Levantados.
Alguns dos problemas observados são os seguintes:
1. O faturamento da empresa caiu 4% no último ano.
2. Alba começou a culpar João pela queda do faturamento. Ela alega que ele não tem administrado a empresa com a competência necessária.
3. João se diz sobrecarregado e acusa Alba por não participar da administração: “ela não quer misturar sua equipe de banho e tosa com o resto da pet shop. Mas, na hora de cuidar da parte burocrática dos funcionários, aí, eu é que tenho que fazer tudo”. (entre aspas e grifo: as palavras do próprio João).
4. O gerente da loja (Rui) sempre reclama que perde o controle da gerência da loja porque o pessoal do banho e tosa utiliza os produtos sem nenhum aviso ou registro. “eles dizem que a Dona Alba já tá sabendo e que depois ela fala com o irmão”. (entre aspas e grifo: as palavras do próprio Rui).
5. Éder (da tosa) vangloria-se de seu talento artístico e acha-se superior às meninas do banho. Isso tem causado mal-estar entre eles.
6. A equipe da loja (vendedoras) tem apresentado muitas ocorrências de atraso e de atestados médicos.
Esta atividade da ATPS nos proporcionou estudar a personalidade das pessoas. Entendemos que personalidade, é apenas uma e que pode ser constituída pelo ambiente, hereditariedade, tornando o indivíduo peça única na natureza. É possível haver pessoas parecidas, porém ninguém pode ser idêntico à outra pessoa.
Para entendermos melhor, o livro nos traz explicações de várias teorias de personalidade, sendo elas:
Teoria dos Traços – Ela parte do princípio de que para entender os indivíduos é preciso que literalmente ‘segmentemos’ os padrões de comportamento em uma série de traços observáveis;
Teoria Psicodinâmica – Baseado no trabalho do mestre e criador da Psicanálise, Sigmund Freud. Esta teoria enfatiza especialmente o inconsciente humano como determinante do conhecimento;
Teoria Humanista – Todos os homens possuem um impulso interno (drive) voltado para sua auto-atualização, ‘em tornar-se tudo aquilo que eles têm condições de vir a ser’;
Abordagem Integrativa – No momento em que a personalidade passou a ser entendido como o produto resultante da interação de um conjunto de fatores ou variáveis, o grau de complexidade aumentou significativamente.
Levando em conta tudo isso e usando a tabela 7.1 do PLT, pudemos entender um pouco sobre cada um dos integrantes do Pet Shop, considerando tais dificuldades e comportamentos.
Construímos uma tabela, a qual chamamos de Tabela de Comportamentos Individuais, onde podemos ter uma visão geral do perfil comportamental de todos os funcionários e gestores da Pet Glamour.
As informações abaixo descrevem perfeitamente a tabela que criamos.
Alba Lourenzão - A proprietária é uma pessoa que tem uma personalidade de ABERTURA A EXPERIÊNCIA, uma pessoa criativa, curiosa e culta. Porém, segundo as informações do dossiê do Pet-Shop, ela tem uma grande dificuldade em cooperar com seu irmão na área administrativa da empresa, causando então muitas brigas entre Alba e seu irmão.
João Maria Lourenzão - o também proprietário da empresa teve personalidade identificada com a personalidade de extroversão, é uma pessoa gregária, assertiva e sociável, mas não tem muita experiência na área em que trabalha isso acaba afetando a empresa toda, já que sua irmã também não o ajuda nessa área.
Rui Leme - O gerente da loja tem uma personalidade de consciência, é uma pessoa trabalhadora, organizada e confiável. Mas lida com grande parte dos problemas ligados aos funcionários
...