Atps De Organizaçao Social No Brasil
Pesquisas Acadêmicas: Atps De Organizaçao Social No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: augusto25 • 1/6/2014 • 2.368 Palavras (10 Páginas) • 679 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO: SERVIÇO SOCIAL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
ANA CLAUDIA DOS SANTOS SENA RA: 428361
CINTIA PEREIRA ALVES RA: 417734
FABIANA VELOZO RA: 408967
FERNANDA SUARES VELOZO RA: 437433
LUCÍLIA RODRIGUES DA SILVA RA: 44412122
PRISCILLA MORAES DOS SANTOS RA: 407909
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROFESSOR EAD: PROFESSORA MS ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES
TUTORA PRESENCIAL: VANUZA CRUVINEL CUNHA FURQUIM
RIO VERDE-GO ABRIL/2014
O Serviço Social tem sua gênese vinculada á filantropia atrelada aos interesses da classe burguesa.
A expansão do serviço social ocorreu a partir da aceleração da industrialização e da ascensão do capitalismo, quando os profissionais da área eram usados de forma indireta para amenizar os conflitos surgidos pela crescente classe operária.
Por volta da metade do século CC. O serviço social brasileiro embora já estivesse em um processo de ruptura com a concepção filantrópica se via agora pautado na metodologia e diante da necessidade de romper com as formas tradicionais da profissão.
O serviço social no Brasil teve também suas origens com as transformações econômicas e sociais que atravessavam a sociedade brasileira isso vinculada a Igreja Católica que surgem com as primeiras escolas predominavam alunos de classe média que buscavam alunos de classe média que buscavam o preparo para o exercício renumerado e reconhecimento profissional. Os primeiros passos deste movimento foram baseados nas teorias das bases desenvolvimento e reconheciam que sua teoria era fraca quanto à compreensão da dinâmica social, das relações de classes, dos sociais e instituições. A implantação da política de países da América Latina revelou uma situação subdesenvolvida baixa índice de renda da população, ausência de indicie de infraestruturas. Nos anos 60 e 70 tivemos as primeiras manifestações com perspectiva modernizadora do processo de renovação do serviço social no Brasil.
ARAXÁ E TEREZÓPOLIS
Araxá a afirmação das perspectivas modernizadora
Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais.
Definem a inserção do Serviço Social no processo de desenvolvimento tomado este em sentido lato isto é aquele que leva a plena utilização dos recursos naturais e humanos consequentemente a uma realização integral do homem.
Na aparente consequência destas afirmações, pode-se perceber uma tensão e fundo que percorre a abertura do documento: a reposição de traços históricos da pratica profissional.
O escapo do documento, todo ele, cai na direção desse rompimento, entendido ao como a ruptura com a exclusividade do tradicionalismo realmente não há rompimento, há a captura do tradicional sobre novas bases.
Dada esta ausência de ruptura ou se quiser este transformismo, a tensão referida vai repontar ao longo da inteira reflexão espelhada em Araxá ela surge logo nas primeiras paginas do documento na relação entre objetivo remoto e objetos operacionais.
Está subsumido á operacionalização moderna e das funções que se atribuem ao Serviço Social situa em quarto lugar depois da intervenção no plano das políticas sociais do planejamento e da administração de serviços sociais. Dos princípios operacionais normas de ação de validade universal á praticam de todos os processos de serviço social.
A intervenção na realidade, através de processos de trabalho com indivíduos de trabalhos com indivíduos grupos comunidades e populações, não é característica exclusiva do Serviço Social o que lhe é peculiar é o enforque orientado por uma visão global do homem integrado em seu sistema social.
Perspectiva da globalização que fui a reflexão que em Araxá, vai conduzir a adequação da metodologia ás funções do Serviço Social (CBCISS, 1986:30) Explorando as funções que se atribuem á profissão.
O documento entende básicas, programas para saúde, educação, habitação e serviços sócios fundamentais e a distingue da infraestrutura econômica e física.
A vontade profissional que se afirma nesse passo do documento de Araxá é a volição própria das renovadoras para cumprir com o objetivo remoto e os objetivos operacionais do Serviço Social.
O transformismo que parâmetro a reflexão de Araxá, a determinação em pauta, que pauta alias flui por toda a argumentação de Araxá e constitui de fato a chave heurística.
Podem ser avançadas várias hipóteses para explicar este fato surpreendente e tanto mais quanto no interior do próprio Serviço Social.
Teresópolis a cristalização da perspectiva modernizadora
O documento de Araxá se apresenta como um texto orgânico expressando sistematicamente o que emergiu de consensual entre os seus formuladores, o Documento de Teresópolis tem características diversas.
Um deles, Introdução ás questões de metodologia teoria do diagnóstico e da intervenção em Serviço Social, de Costa (1978) é uma espécie de nota dissonante tanto em relação aos outros dois quanto em confronto com a elaborações de Araxá e com as que emergiriam em Teresópolis.
Na verdade o texto de Costa se estrutura sobre uma perspectiva que oferece um claro contraponto ao que fora hegemônico em Araxá e se consolidaria em Teresópolis.
Na seção anterior, cuidando do Documento de
...