Atps De Projeto De Pesquisa
Ensaios: Atps De Projeto De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 34153494 • 8/3/2015 • 2.023 Palavras (9 Páginas) • 327 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADAS
Curso: Serviço Social 6º Semestre
Disciplina: Projetos de Pesquisa em Serviço Social
Professores:
Profª Tutora EaD: Jôsi da Costa Greffe
Profª Tutora Presencial: Márcia Zuleika
PIRACICABA-SP
NOVEMBRO/2014
Trabalho elaborado por:
Antônio Araújo - 4300066686
Érica Verginio Nogueira – 3821683265
Junia Marta Furtado da Silva – 1299337264
Silvia Evangelista Ramos - 3839703102
PIRACICABA-SP
2014
Índice
INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------ 1
DEFINIÇÃO E PRESCRIÇÃO DO PROBLEMA ----------------------------------------- 2
OBJETIVOS --------------------------------------------------------------------------------------- 3
OBJETIVOS ESPECÍFICOS ----------------------------------------------------------------- 3.1
JUSTIFICATIVA --------------------------------------------------------------------------------- 4
METODOLOGIA -------------------------------------------------------------------------------- 5
REVISÃO ------------------------------------------------------------------------------------------ 6
CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------- 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE ESPECIFICAMENTE NO ÂMBITO HOSPITALAR.
1 INTRODUÇÃO
Com a finalidade de demonstrar a importância da atuação do assistente social em âmbito hospitalar, citando as ações desenvolvidas pelo profissional, e seus diferenciados métodos , levando em conta à humanização e totalidade dos pacientes atendidos.
O trabalho do Serviço Social nesse processo aumentou após transformações que ocorreu na sociedade. O assistente social trabalha na mediação das relações sociais,de acordo com as diferenças que existem, projetando estratégias de ações que são cabíveis nas mais variadas situações, embasado no projeto ético-político do Serviço Social, em Parâmetros para atuação do Assistente Social na Saúde, respaldadas na legislação pertinente que direcionam as ações a serem desenvolvidas em meio hospitalar.
Como proposta atual é a de humanização que objetiva romper com o pragmatismo do Sistema Único de Saúde e dar novas propostas ao atendimento dos diversos profissionais, na qual o serviço social participa.
O trabalho vem ressaltar brevemente, a Política de Nacional de Humanização sua importância para o funcionamento da saúde, evidenciando os hospitais, pois, o objetivo maior, é demonstrar como é necessário compreender o trabalho do Assistente Social neste campo de ação, como o objetivo de humanizar o serviço prestado aos cidadãos.
2 DEFINIÇÃO E PRESCRIÇÃO DO PROBLEMA
O projeto de pesquisa bibliográfica tem como temática a atuação do Assistente Social no meio hospitalar.
Utilizando embasamento teórico-metodológico necessário, projeto ético-político, e aparato legalizador da profissão na saúde, o Serviço Social tem como fator conseguinte desta trajetória, função indispensável em âmbitos hospitalares desempenhando ações “pautadas sempre em valores éticos que fundamentam a prática do Serviço Social, com base no projeto ético-político profissional.
Tendo como base ,as informações citadas anteriormente, devemos analisar a seguintes questões: Qual a importância da atuação do Assistente Social no âmbito hospitalar? Como se encontra a inserção dos Assistentes sociais nas instituições hospitalares cujo compromisso ético-político deve refletir na construção de um trabalho humanizado, articulado com outras políticas e campos profissionais?
Nos hospitais, com frequência surgem "circunstâncias sociais adversas" que, em opinião de médicos e enfermeiras, justificam a intervenção do assistente social. Em cada caso, realizam-se uma valoração e um diagnóstico sociais baseados na análise das carências e as necessidades existentes, para depois passar à definição das ações que devem ser realizadas
3 OBJETIVOS
Demonstrar a importância da atuação do assistente social em âmbito hospitalar este profissional deve ser um referente para pacientes e familiares durante os atendimentos hospitalares, já que a doença pode modificar a perspectiva e a capacidade de enfrentar as dificuldades por parte do doente e seus familiares. A notícia de que se sofre de uma doença costuma afetar a maioria das vezes aos indivíduos, que se encontram desprevenidos contra tal situação e costuma ter consequências em seu meio, em sua família, no trabalho, etc.
Na prática hospitalar, infere-se que em muitos casos os doentes perdem de alguma maneira sua função na sociedade porque tanto a sociedade como o sistema sanitário os situam em outro nível e lhes adjudicam outro status: o de enfermos. Parece, portanto, que ser pessoa e ser enfermo não são coisas que se encontrem ao mesmo nível. Se o indivíduo é o eixo e o objetivo principal dos sistemas de bem-estar, quem trabalha neste âmbito deve aliar esforços
...