Atps De Psicologia Social
Artigos Científicos: Atps De Psicologia Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FRANZITO • 9/3/2014 • 9.358 Palavras (38 Páginas) • 813 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
TURMA - N30
DISCIPLINA - PSICOLOGIA SOCIAL
PÓLO PRESENCIAL - TERESINA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS
ANA PAULA RIBEIRO DE SOUSA RA: 303532
CLEONICE GOMES DA SILVA RA: 288061
FRANCISCA DA SILVA SANTOS RA: 329331
FRANCISCO DE ASSIS COSTA NUNES RA: 290911
LEDA MARIA XAVIER SOUSA E SILVA RA: 287156
TERESINA/PI
ABRIL / 2012
ANA PAULA RIBEIRO DE SOUSA RA: 303532
CLEONICE GOMES DA SILVA RA: 288061
FRANCISCA DA SILVA SANTOS RA: 329331
FRANCISCO DE ASSIS COSTA NUNES RA: 290911
LEDA MARIA XAVIER SOUSA E SILVA RA: 287156
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS
Atividade Prática Supervisionada apresentado à Disciplina de Psicologia Social ministrada pela Prof.ª Helenrose Aparecida da Silva Pedroso Coelho do 3º Período do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito parcial para a obtenção de nota.
Tutora Presencial: Claydivane Menezes
TERESINA-PI
ABRIL / 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
DESENVOLVIMENTO 04
CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS 10
ANEXOS 11
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo fazer uma análise e reflexão em torno das principais situações sociais em que vivem um determinado segmento de trabalhadores na sociedade, bem como apresentar alguns exemplos e relatos verídicos, tendo como objeto de estudo as bibliografias estudadas.
Nesse ensaio vamos fazer uma abordagem para os temas como desigualdade social, exclusão social e a invisibilidade pública, as quais são formas de preconceito, diferença social e discriminação na sociedade.
Para essa temática em discussão buscaremos entrar na realidade atual, discutindo suas causas e consequências no meio social entre os indivíduos.
O nosso país, por possuir um sistema no qual vigora o capitalismo, se torna uma das maiores causas por tais manifestações entre as pessoas, por ter como cenário a discriminação e a exclusão social.
E com isso podemos perceber que a classe trabalhadora é explorada pela classe dominante por sua força de trabalho para alcançar seus interesses voltados para a produção e o lucro na sociedade.
Nesse contexto podemos ter uma visão do que entendemos como “ideologia do capitalismo”, onde dentro da sociedade, uma classe tem um poder de dominação sobre uma outra, através de ideias que servem apenas para sustentar os interesses da classe dominante em vigor.
Diante dessas situações, como desigualdade, exclusão e invisibilidade, que são formas de expressões onde o indivíduo ou grupo e a sociedade se manifestam perante um comportamento de desequilíbrio de ações, percebermos o quanto somos egoístas dentro da sociedade.
DESENVOLVIMENTO
Diante da exclusão social, o indivíduo na sociedade é colocado em uma situação que o deixa em completo estado de angústia, tendo como principal porta de sofrimento a sua dignidade moral que é afetada através do seu estado psíquico.
A pessoa que é excluída se depara com essa situação em todo o seu cotidiano, como na rua, no trabalho, no lazer, na escola, enfim, em toda a estrutura da sociedade percebemos essa situação. A exclusão social na pessoa traz consigo um sofrimento psicológico ao passar por diferentes casos.
Em nosso meio a questão da exclusão social pode ser vista nas diversas relações sociais, como no seu comportamento, nas suas atitudes, no seu caráter e em todo o seu contexto cultural. Percebemos que nossos atos são influenciados pelas nossas experiências do cotidiano, as quais são reflexos para a execução dessa prática social.
Podemos exemplificar assim: a queda de uma pessoa em via pública. Todos riem e ninguém presta ajuda. Uma pessoa não aperta a mão de mecânico por ela estar suja de graxa, enfim, profissionais braçais, pessoas ou grupos de classes trabalhadoras excluídas da dimensão social brasileira.
Essa experiência pode ser manifesta por diversas maneiras, como através de mensagens que expressam determinada inferioridade social, aquelas dirigidas pelos outros na sociedade, até frases verbais ou mudas, gestos ou piadas contendo linguagens distorcidas em meio público.
Partindo dessa temática, percebemos que a exclusão pode partir para uma desigualdade social, tendo como principal alvo a classe pobre, pois em nosso meio social é vista como classe baixa em virtude da sua condição econômica, ou seja, uma baixa renda. Os pobres sofrem constantemente maus tratos, com palavras que os constrangem, olhares com desprezo, sendo que muitas vezes são obrigados a ouvirem calados.
Perante essa realidade, esse indivíduo se defronta com a ganância da classe dominante, que tem como causa o sistema capitalista, tendo como interesses próprios “o econômico”., gerando assim uma exploração desse trabalhador (proletariado)
...