Atps Fundamentos
Artigos Científicos: Atps Fundamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlajuliani • 15/3/2015 • 4.189 Palavras (17 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
Centro de Educação a Distancia
Serviço social - 4º semestre
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos das
Políticas Sociais
Possibilidade de atuação do Assistente Social do Mundo Contemporâneo.
Professora presencial:
Kezia Rodrigues Marques
Acadêmicos:
Carla Juliani - RA: 9986648881
Daniela Aparecida Mietichikowiski - RA: 9986646373
São Gabriel D Oeste MS, 08/11/2014
Carla Juliani
Daniela Aparecida Mietichikowiski
Resumo:
Este artigo tem como objetivo detalhar pratica do assistente social busca sempre inovar suas praticas de acordo com as demandas que lhe são dadas. Esse profissional deve manter-se atualizado para melhor resolução de seu trabalho. A filantropia é a pratica de auxiliar indivíduos ou institutos em tarefas significativas seja em dinheiro ou outros patrimônios financeiros. Ao contrario da filantropia o assistencialismo depende da ação de pessoas organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas mais desfavorecidas sua pratica é feita por meio de doações. O assistente social dispõe de um vasto mercado de trabalho podendo atuar em várias instituições sendo no setor público, privado ou no terceiro setor, todos eles com diferentes demandas de trabalho. O assiste social busca sempre modificar sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista.
Palavras-Chaves: Assistente Social, Filantropia e Assistencialismo.
1-INTRODUÇÃO
O perfil usado na atualidade que é a soma das experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo do tempo. Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista. Mais nem sempre foi assim. No passado, o Serviço Social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja Católica, pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalização, cujas bases possuem um forte relacionamento com o monopolista absorvendo os princípios da filantropia. A ação é orientada a um fim como resposta às necessidades sociais, materiais ou espirituais. A Divisão Social do Trabalho na medida em que a satisfação e as necessidades sociais se tornam mediada pelo mercado, pela produção, troca e consumo das mercadorias.
O trabalho do Assistente Social consiste em provocar transformações no cotidiano para proporcionar os resultados concretos onde a profissão se consolida e se materializa, permitindo a união das dimensões instrumentais, técnica, política, pedagógica e intelectual da intervenção profissional. Tendo visão integrada entre os diversos elementos a importância de agir metodologicamente, com base no conhecimento do objeto sobre o qual se trabalha, a fim de estabelecer as estratégias da ação profissional com vistas à construção de uma instrumentalidade eficiente e ética para o contexto político atual, através da intervenção o Assistente Social provocará o desenvolvimento de uma consciência teórica de modo a assegurar participação e que permitem identificar um descompasso entre teoria, prática e imagem profissional. Fica claro que a prática demanda instrumentos e técnicas e o que infelizmente se identifica é que o fazer profissional atual remonta aos primórdios da profissão.
O serviço social atua na elaboração, desenvolvimento e acompanhamento dos projetos sociais e filantrópicos, contribuindo de forma ética, harmoniosa e comprometida com o bem estar de todos envolvidos. Um papel fundamental dentro da organização da sociedade.
O assistencialismo tratado como um “câncer” da sociedade moderna, é uma prática onerosa à cidadania e confrontante com os anseios de crescimento de uma determinada comunidade. Para que haja mudanças na realidade social cabe a assistência social ações de prevenção e provimentos de um conjunto de garantias que previnam exclusões, riscos de vulnerabilidades sociais, exclusões sociais defendendo e vigiando os direitos de cidadania e dignidade social, ou seja, uma assistência social ao invés de um assistencialismo.
Portanto, esse trabalho tem por objetivo esclarecer as dimensões do serviço social, pontuando a visão do profissional, sua ação interventiva e as concepções acerca das bases teóricas da profissão.
2-Importância do Serviço Social e os Desafios da Profissão.
Entendemos que pensar o Serviço Social na contemporaneidade nos remete primeiramente a pensar no compromisso com a população, nos limites, nos desafios e, acima de tudo, na busca por novos caminhos norteadores, enfatizando também a verdadeira finalidade da profissão.
Devemos romper com a visão focalista, uma visão de dentro do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos.
Pois o assistente social hoje irá formular e participar das políticas públicas, bem com irá atuar na gestão das políticas sociais. Iremos ser o profissional que irá romper com a rotina institucional e buscamos aprender o movimento das realidades para detectar tendências e possibilidades de inovações que podem ser impulsionadas pelo assistente. Podemos enfatizar que não seremos as mágicas que resolveremos todos os problemas, mas iremos possibilitar a solução.
Devemos também evitar o fatalismo histórico, onde a realidade já estaria definida na historia, isto traz uma certa acomodação dando a profissão uma mediocridade profissional.
Outro aspectos que devemos evitar é o messianismo profissional que mostra
...