Atps Fundamentos Historicos E Teo, Met.
Ensaios: Atps Fundamentos Historicos E Teo, Met.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: franmeabla • 2/3/2015 • 3.336 Palavras (14 Páginas) • 333 Visualizações
Curso: Serviço Social - 3a série
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teóricos - Metodológicos do Serviço Social II.
Atividade: ATPS – História do Serviço Social
Professora (EAD):
Cidade e data de entrega: , 17 de Abril de 2013.
Etapa: 1 Passo: 2
MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
O Assistente Social é um profissional especialmente habilitado para identificar e atuar em problemas de educação, saúde, trabalho, justiça e segurança entre outras áreas, planejando e executando políticas públicas comunitárias, podendo também atuar diretamente com os indivíduos, famílias, grupos, empresas e comunidades. Diante disto, esta análise visa buscar de forma abrangente e tendo como objetivo considerar as forças sociais que inspiraram as iniciativas do Movimento de Reconceituação do Serviço Social e toda sua problemática dentro de um contexto social. É necessário que se revejam os conceitos básicos da Sociologia e a importância dos mesmos para a compreensão da história cotidiana para isso vão voltar um pouco à história para obter uma melhor compreensão de todo esse processo histórico.
No final da década de 50 e no início da década de 60 houve uma crise dos padrões de acúmulos capitalistas, tendo como exemplo desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitscheck (JK), tal crise foi marcada pela internacionalização da economia e pelo fortalecimento do setor privado e do capital internacional. A responsabilidade a política econômica assume nesse período, faz com que a política social do Brasil passe a ser em segundo plano, tendo como medida significativa à instituição e a regulamentação da lei orgânica da Previdência Social.
A profissão do Serviço Social se firma no Brasil, mas este trabalho favorece a classe burguesa numa sociedade onde impera o capitalismo fazendo com que surjam pessoas que possam trabalhar a favor das classes dominantes para que a classe menos favorecida sinta-se amparada. Com o apoio da Igreja Católica exercem um trabalho de assistencialismo o que criou o mito de que o profissional de Serviço Social é aquele que faz caridade.
O Serviço Social só passa a ter uma significância maior durante a década de 50 quando a Organização das Nações Unidas (ONU) e outros grupos internacionais empenham-se em sistematizar e divulgar o Desenvolvimento de Comunidade (DC) para unificar a população aos planos nacionais e regionais de desenvolvimento.
Os assistentes sociais se comprometiam com essa nova perspectiva. Grande parte deles assumia o posicionamento dos cristãos de esquerda entrando para o Movimento de Educação de Base (MEB), organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, começando com um trabalho de alfabetização, depois para animação popular e um trabalho de sindicalização, onde alguns destes assistentes sociais utilizam à cultura popular de Paulo Freire.
O Serviço Social é bastante marcado com suas perspectivas e possibilidades de avanços na época da Ditadura Militar. O Brasil passou por um regime Militar que podemos comparar com o regime totalitário acontecido na Alemanha, esta época amarga aconteceu no período de 1964 a 1985 e caracterizou-se pela falta de democracia, suspensão dos direitos constitucionais, censura, concentração de renda, pensamentos capitalistas, perseguição política e repressão a todos que eram contra o regime militar.
Para compreendermos é necessário enfatizar este contexto histórico, pois foi neste período da Ditadura Militar que nasceu a necessidade do Movimento de reconceituação do Serviço Social.
Precisamente ao ano de 1964, quando o Presidente João Goulart apresentou um projeto de reformas econômicas e sociais que almejava garantir melhores condições de vida nas diversas camadas populares e promover a emancipação econômica brasileira sendo que esta estratégia não tinha o objetivo de quebrar a hierarquia de classes, mas todo este processo de reforma aborreceu os conservadores capitalistas pois os mesmos tinham medo que a nação vivenciasse um regime socialista e assim providenciaram a derrubada de João Goulart por meio de um golpe militar. Daí então as eleições para cargos mais importantes, como presidente, foram suspensas, assim como muitas liberdades individuais e tendo início um longo período da ditadura militar que é considerado um dos acontecimentos mais marcantes da história recente do Brasil neste contexto muitas pessoas foram presas, torturadas e assassinadas, casas eram invadidas, entre muitas outras violações dos direitos humanos.
Neste período o país foi governado por militares como os generais Castello Branco, Arthur da Costa e Silva, Emilio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo. Vale ressaltar que no governo Médici conhecido como “Anos de Chumbo” devido o aumento da repressão e censura o país também passou por um “Milagre Econômico” com o objetivo de desenvolvimento era conseguido com grandes projetos financiados pelo capital externo, com isso, de 1968 a 1973 a economia brasileira cresceu a uma media de 12% ao ano, os fatores que contribuíram foram os empréstimos externos e investimentos estrangeiros (automóveis e eletrodomésticos), aumento das exportações industriais e produtos agrícolas (soja, laranja).
Etapa: 2 Passo: 3
Seminário Alto da Boa Vista (1978 - 1984)
Já nos meados da década de 70, os sócios históricos e profissionais que responderam pelo visível deslocamento da perspectiva modernizadora do Serviço Social no Brasil: é o seu deslocamento da área central do debate e da polemica. Passaram a concorrer com ela, neste plano, e a disputar seus espaços e hegemonia outras vertentes renovadoras; Foi um Grave erro deduzir desta inconteste verificação a sua extensibilidade aos referenciais á falta de um levantamento confiável destas práticas na sua realidade, neste passo toda cautela é recomendável e vale reiterar o âmbito de validez da constatação referida. Esse deslocamento aos seminários, igualmente organizados pelo CBCISS, que, de Araxá e Teresópolis, vieram na sua esteira- os colóquios realizados no Rio de Janeiro, no Centro de Estudos do Sumaré e no Alto da Boa Vista, respectivamente em 1978 e 1984.
* O seminário do Alto da Boa Vista, reunido em novembro de 1984, envolveu – sem contar os conferencistas convidados e os profissionais que contribuíram
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