Atps Teorias Adm
Trabalho Universitário: Atps Teorias Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mi862010 • 30/5/2014 • 9.457 Palavras (38 Páginas) • 358 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO Pag 4
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Pag 5
A OBRA DE TAYLOR Pag 7
ORGANIZAÇÕES MACANICISTAS X FLEXIVEIS Pag 7
TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO Pag 8
FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL Pag 10
PRINCIPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL Pag 10
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Pag 11
o A experiência de Hawthorme Pag 12
TEORIA DA BUROCRACIA Pag 14
TEORIA ESTRUTURALISTA Pag 16
AS ORGANIZAÇÕES Pag 17
o O Homem organizacional Pag 18
o Análise das organizações Pag 18
TEORIA COMPORTAMENTAL Pag 20
o Hierarquia das necessidades de Maslow Pag 20
TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG Pag 21
o Estilos de administração Pag 22
o Teoria X e Teoria Y Pag 22
SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO Pag 23
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Pag 24
o As mudanças e as organizações Pag 25
ESTUDOS COMPARATIVOS DE TEXTOS Pag 27
TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Pag 29
o Cibernética e administração Pag 29
TEORIA DA MATEMÁTICA Pag 31
TEORIA GERAL DE SISTEMAS Pag 33
o Tipos de sistema Pag 33
o Característica dos sistemas Pag 34
o Parâmetros dos sistemas Pag 35
o A organização como um sistema aberto Pag 35
o Modelos de Organização conforme Katz e Kahn Pag 35
o Caracteristicas do homem Pag 36
TEORIA CONTINGENCIAL Pag 37
IMPACTO DA TECNOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES Pag 39
COMPETÊNCIAS E COMPETITIVIDADE Pag 40
COMPARATIVO DAS TEORIAS DE AMINISTRAÇÃO Pag 45
ARTIGO Pag.47
CONCLUSÃO Pag.53
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Pag.54.
INTRODUÇÃO
Como Fayol muito bem definiu, administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. É a habilidade de gerenciar pessoas e fazer com que uma organização tenha seus objetivos alcançados, rumo ao sucesso. Para aquele que pretende ser um bom gestor é importante conhecer as teorias da administração, quais são, quem são seus autores, os enfoques, enfim... Nas páginas a seguir veremos como desencadeou após a Revolução Industrial, desde seus precursores Taylor e Fayol, com a Administração Científica até o uso das tecnologias usadas em beneficio do administrador.
Palavras- chave: Administração – Direção; diretoria; gerenciamento; gestão; governo; logística; superintendência.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
No decorrer de toda a história da humanidade, a Administração de desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente partir do século vinte é que ela surgiu e explodiu em um desenvolvimento de notável eficácia e inovação. Uma das razões para tanto é que nos dias de hoje, a sociedade típica dos países desenvolvidos é uma sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços) é confiada a organizações (como indústrias, hospitais, etc.) que precisam ser administradas para se tornarem mais eficientes. Em meados do século dezenove, a sociedade era completamente diferente, e as organizações eram poucas e pequenas. Predominavam as pequenas oficinas, escolas, artesãos independentes, profissionais autônomos, entre outros. Apesar do trabalho sempre ter existido na historia da humanidade, as organizações e sua administração formam um capítulo que teve seu inicio há pouco tempo.
No despontar do século vinte, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era o americano Frederick Winslow Taylor, que iniciou a chamada Escola da Administração Cientifica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. O outro era o europeu Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas. Muito embora ambos não tenham se comunicado entre si e tenham partido de pontos de vista diferentes e opostos, o certo é que suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássicas da Administração, cujos postulados dominaram as quatro primeiras décadas do século vinte no panorama administrativo das organizações.
Em função dessas duas correntes, a Abordagem Clássica da Administração é desdobrada em duas orientações diferentes e, até certo ponto, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência.
De um lado, a escola da Administração Cientifica desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. Essa escola era formada principalmente por engenheiros como Frederick Winslow Taylor, Henry Lawrence Gantt, Frank Bunker Gilbreth, Harrington Emerrson e outros. Henry Ford costuma ser incluído entre eles pela aplicação
...