Auditoria externa
Projeto de pesquisa: Auditoria externa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolcarte • 22/10/2014 • Projeto de pesquisa • 3.163 Palavras (13 Páginas) • 363 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
8º SEMESTRE
ATPS
AUDITORIA
ANNA CAROLINA DE CARVALHO TEIXEIRA R A 2317374157
JOANA DARC BORGES DA SILVA R A 3365577083
LEANDRO MIRANDA DE SOUZA R A 4129006386
WANDERSON JOSÉ PEREIRA R A 3377577072
PROFESSOR EAD – CARMEM MARTÍNS RÉGIS
TUTOR PRESENCIAL – ÁLVARO GERALDO ARRUDA DE MORAIS
TUTOR A DISTÂNCIA: EIONYR MORAIS
ANÁPOLIS - 2014
SUMÁRIO
O que é Auditoria 04
Tipos de Auditoria 04
Responsabilidades do Auditor Externo e do Auditado 07
Objetivo e finalidade das demonstrações contábeis 10
Carta de Responsabilidade e Lei de Sarbanes-Oxley 13
Conclusão 16
Bibliografia 17
INTRODUÇÃO
Uma nova estrutura econômica, política e cultural surgiu mediante o fenômeno da globalização, que se iniciou com a liberação ampla do comercio exterior e posteriormente foi possível perceber que o foco passou para os mercados financeiros. As políticas financeiras das instituições e empresas que atuam neste mercado nem sempre seguem quesitos de ética, preocupação social ou respeito aos investidores, podendo gerar enormes discrepância se prejuízo a todos aqueles envolvidos com suas atividades.
A auditoria surgiu com a necessidade de confirmação por parte destes investidores e dos próprios proprietários quanto à realidade econômico-financeira espelhada no patrimônio das empresas, de confirmação dos registros contábeis, para examinar documentos, livros e registros para obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando certificar a exatidão desses registros e das demonstrações deles decorrentes, dando – lhes credibilidade através de seu parecer.
Este trabalho tem como objetivo apresentar a rotina dos auditores, abordando sua importância, procedimentos, legislação, fraudes e o resultado do trabalho, o parecer da auditoria.
Neste trabalho apresentamos um parecer, a demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, e elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer sejam os modelos organizacionais.
O QUE É AUDITORIA
A palavra auditoria surgiu do latim audire, que significa ouvir. Seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferência, verificação, análise e avaliação e acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe.
A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
A auditoria tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio. Além de ser uma técnica contábil, a auditoria também pode ser entendida como um ramo da Contabilidade.
O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também são objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.
A auditoria contábil surgiu primeiramente na Inglaterra, primeira nação a possuir grandes empresas de comércio e primeira a instituir imposto sobre a renda. Além disso, na Inglaterra já se praticava desde 1314 a auditoria nas contas públicas.
TIPOS DE AUDITORIAS
As classes da auditoria variam de acordo com o tratamento que se dá ao objetivo de auditoria. Existem duas classes fundamentais de auditoria, quanto ao processo indagativo:
- Auditoria geral ou sintética: situa-se mais na análise das peças de balanço e de suas conexões.
- Auditoria geral detalhada ou analítica: não existem limites em sua ação, ou seja, seu exame abrange todas as transações, detendo-se em todos os documentos, em todas as contas e em todos os valores.
A auditoria pode ser dividida em dois grandes grupos: auditoria interna e auditoria externa ou independente.
- Auditoria interna:
É aquela que existe vínculo empregatício, ou seja, é realizada por um funcionário da própria empresa, visando manter uma avaliação constante do desempenho de todas as áreas da empresa, controles internos, sistemas de computação e informação, qualidade de serviços e produtos, etc. Busca a identificação de não conformidades, prevenção e/ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa. A auditoria interna cumpre um papel fundamental na empresa: subsidia o administrador com dados e informações tecnicamente elaborados, relativos às atividades para cujo acompanhamento e supervisão que este não tem condições de realizar; e ela o faz mediante o exame da:
a) adequação e eficácia dos controles;
b) integridade
...