Avaliação A Distância - AD2 Período - 2011/2º Disciplina: Análise Microeconômica - Coordenador: Cleber Barbosa
Dissertações: Avaliação A Distância - AD2 Período - 2011/2º Disciplina: Análise Microeconômica - Coordenador: Cleber Barbosa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LEO100COSTA • 25/8/2014 • 542 Palavras (3 Páginas) • 434 Visualizações
Avaliação a Distância – AD2
Período - 2011/2º
Disciplina: Análise Microeconômica - Coordenador: Cleber Barbosa
GABARITO
Questões
1 ) Considere a instituição de um imposto de valor fixo (t reais) sobre cada mercadoria produzida. Suponha que todos os consumidores tenham demanda infinitamente elástica para esse produto.
Se o preço antes do imposto fosse $6 e o novo imposto fosse de $1, qual seria o novo preço de mercado? (menor que $6; igual a $6; entre $6 e $7; igual a $7, maior que $7?) Por quê?
Seria $6. Em sendo a demanda perfeitamente elástica, o consumidor só paga um único valor no mercado em que atua. Se o preço aumentar, nada compra. O ofertante não tem condições de repassar o imposto ao preço.
Se a demanda fosse inelástica haveria alguma mudança na resposta ao item anterior? Se sim, qual? (dois pontos)
Nesse caso o preço seria $7, pois a hipótese é de que o consumidor está disposto a pagar qualquer valor para continuar tendo a quantidade de produto que precisa. O repasse do imposto ao preço é integral.
2) Qual a importância da característica (hipótese) de que no mercado de concorrência perfeita todas as firmas são pequenas? (um ponto)
Para que nenhuma firma tenha, sozinha, poder de influenciar o mercado, com imposição ou pela restrição da quantidade produzida. Portanto, firma pequena não afeta o preço de mercado.
3) Qual a importância da característica (hipótese) no monopólio de fortes barreiras à entrada? (um ponto)
É o principal fator que confere a existência de o lucro econômico (extraordinário) no longo prazo. Barreiras significam dificuldades da entrada de novas empresas no mercado, logo a concorrência e oferta ficam mitigadas.
4) Explique em palavras por que no longo prazo o lucro econômico de uma firma em concorrência perfeita é zero. (dois pontos)
Porque existindo lucro positivo, outras empresas ou novos empreendimentos serão estimulados a ingressar no mercado. Isso faz a oferta aumentar, o preço diminuir e o lucro econômico reduzir. Enquanto houver lucro econômico, a oferta aumenta o que vem a aprofundar as quedas de preço e lucro.
5) Explique por que o princípio dos rendimentos decrescentes não ocorre no longo prazo? (dois pontos)
Porque rendimento decrescente é um conceito que considera pelo menos um fator de produção fixo (curto prazo) e no longo prazo todos os fatores podem variar.
6 ) Mostre, matematicamente, que, para uma firma em concorrência pura, a receita marginal é igual ao preço de produto. (dois pontos)
RT = p q
Observe que receita total é uma função em relação a quantidade produzida. Podemos reescrevê-la como:
RT = f(q);
A expressão acima é apenas a notação (tipo, y = f(x)) de que a RT é dependente da variável q.
Por
...