Ação Social Junto à Criança
Artigo: Ação Social Junto à Criança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Merielen • 26/11/2014 • 1.415 Palavras (6 Páginas) • 326 Visualizações
AÇÃO SOCIAL JUNTO À CRIANÇA
Pergunta 1
1. Ao saber que uma criança ou um adolescente foi vítima de maus-tratos, o profissional de serviço social deve encaminhá-la, após acolhimento e atendimento, para:
a. A Vara da Infância e Juventude.
b. O Conselho Tutelar.
c. O Ministério Público.
d. O Centro de Saúde mais próximo à sua residência.
e. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Pergunta 2
1. As propostas operacionais do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária estão organizadas em quatro eixos estratégicos: análise da situação e sistemas de informação; atendimento; marcos normativos e regulatórios; mobilização, articulação e participação. Sobre esses eixos, é incorreto afirmar que:
a. O eixo da análise da situação e sistemas de informação visa a aprofundar o conhecimento em relação à situação familiar das crianças e dos adolescentes para identificar os fatores que favorecem ou ameaçam a convivência familiar e comunitária.
b. O eixo do atendimento refere-se à articulação e integração entre as políticas públicas de atenção às crianças, aos adolescentes e às famílias para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária com vistas a contribuir para proporcionar a dependência da família e dos adolescentes e jovens das políticas públicas.
c. O eixo dos marcos normativos e regulatórios propõe a parametrização e regulamentação dos programas de apoio sociofamiliar, de acolhimento familiar e institucional (abrigo em entidade) e de apadrinhamento e regulamenta a aplicação dos conceitos de “excepcionalidade e provisoriedade”.
d. O eixo da mobilização, articulação e participação propõe estratégias de comunicação social para a mobilização da sociedade no controle social das políticas públicas e mobilização e articulação para a garantia da provisoriedade e excepcionalidade do acolhimento institucional.
e. O eixo do atendimento refere-se à regulamentação dos programas de apoio sociofamiliar, de acolhimento familiar e institucional (abrigo em entidade) e de apadrinhamento.
Pergunta 3
1. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão deliberativo e controlador das ações executadas em âmbito local pelo Poder Público e do atendimento realizado pelas entidades não governamentais. O CMDCA, portanto:
a. Delibera e acompanha, monitora e avalia as políticas propostas para o Estado e União.
b. Deve conhecer a realidade de seu território, elaborar um plano de ação e definir as prioridades de atuação.
c. Propõe a elaboração de estudos e pesquisas para promover, subsidiar e dar mais efetividade às políticas públicas no âmbito estadual.
d. Deve integrar-se com outros órgãos executores de políticas públicas direcionadas à criança e ao adolescente e demais conselhos no âmbito estadual e nacional.
e. Deve elaborar apenas as normas e diretrizes gerais da política nacional de atendimento aos direitos da criança e do adolescente, fiscalizando as ações de execução dessas políticas, observadas no ECA.
Pergunta 4
1. O Conselho Tutelar foi instituído pelo ECA para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente nos casos de ameaça ou violação desses direitos. Sobre as características do Conselho Tutelar, não podemos afirmar que seja:
a. Um órgão permanente, uma vez que ele passou a integrar definitivamente o conjunto das instituições brasileiras que atuam com vistas ao cumprimento dos direitos garantidos pelo ECA.
b. Não jurisdicional, haja vista não estar integrado ao Poder Judiciário, e sim ao Poder Público, exercendo funções públicas de caráter administrativo.
c. Jurisdicional, uma vez que está ligado ao Poder Judiciário para o exercício de sua função pública.
d. Autônomo, no sentido de desempenhar as atribuições que lhes são confiadas pela Lei.
e. Um órgão normatizador das políticas de atendimento à população infanto-juvenil, independentemente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Poder Judiciário.
Pergunta 5
1. O ECA considera como criança e adolescente, respectivamente, a pessoa de:
a. Zero a doze anos completos; treze anos completos a dezoito anos incompletos.
b. Zero a doze anos incompletos; doze anos completos a dezoito anos.
c. Um a doze anos incompletos; doze anos completos a dezoito anos incompletos.
d. Um a doze anos completos; treze anos completos a dezoito anos.
e. Mais de uma resposta está correta.
Pergunta 6
1. O Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil consiste em um instrumento de garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Sobre os eixos estratégicos do plano, coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo:
( V ) O eixo de análise da situação tem como finalidade conhecer o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes e identifica a situação e as condições
...