BALANCED SCORECARD
Trabalho Universitário: BALANCED SCORECARD. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitoria1981 • 25/3/2014 • 3.636 Palavras (15 Páginas) • 204 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO BALANCED SCORECARD - BSC
COMO APOIO À TOMADA DE DECISÃO.
Palavras Chave: Controle e Gestão da Informação. Tomada de decisão. Balanced Scorecard.
RESUMO: O Balanced Scorecard (BSC) é uma das ferramentas eficazes de gerenciamento que fornece aos gestores a oportunidade de conectar os resultados do desempenho com os processos que ocasionaram esses resultados. Essa ligação possibilita a tomada de decisões dentro do ambiente interno e externo que a organização está inserida. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da utilização do BSC e suas perspectivas como instrumento de estratégia empresarialassim como apoio à tomada de decisão a partir dos resultados de pesquisas publicadas em periódicos da área realizadas no período de 2001 a 2011. Aponta-se como principal conclusão que foi possível verificar a presença deste tema de forma ampla em publicações reforçando a importância da utilização desta ferramenta e suas perspectivas como instrumento de estratégia empresarial como apoio à tomada de decisão bem como uma forma de melhor divulgar as informações gerencias no intuito de facilitar a compreensão dos stakeholders das companhias.
1. INTRODUÇÃO
Diante de tantas mudanças que ocorrem no mercado atual, é necessário utilizar métodos rápidos, eficazes e claros para alcançar os objetivos e resultados estabelecidos pela organização. Os profissionais de hoje têm como desafio potencializar o processo de gestão estratégica. O Balanced Scorecard (BSC) é um reflexo quantitativo da estratégia da empresa, apresentado através das quatro perspectivas da ferramenta, foi desenvolvido como resultado das necessidades de captar toda a complexidade do desempenho nas organizações, e tem sido ampla e crescentemente utilizado por elas (Epstein e Manzoni, 1998).
O conhecimento vem revelando seu papel estratégico nas organizações em um contexto onde os trabalhadores são colaboradores do conhecimento. Por esse motivo, as estratégias devem ser executadas em todos os níveis da organização. O BSC é uma das ferramentas eficazes de gerenciamento que fornece aos gestores a oportunidade de conectar os resultados do desempenho com os processos que os ocasionaram. Essa ligação possibilita a tomada de decisões, tanto no ambiente interno quanto no externo em que a organização está inserida.
O objetivo deste artigo é analisar a importância da utilização do BSC e suas perspectivas como instrumento de estratégia empresarial e como apoio à tomada de decisão, a partir dos resultados de pesquisas publicadas em periódicos da área, realizadas entre 2001 e 2011. Inicia-se com a descrição dos conceitos relacionados ao BSC, as perspectivas financeiras, de clientes, de processos internos e de aprendizado e crescimento, bem como a relação da estratégica com a ferramenta. Na sequência, indica-se a metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho, seguida da apresentação dos resultados das análises dos estudos elaborados sobre este tema nos últimos 10 anos e apresentam-se publicações desde 2001 até 2011. Por fim, apresentam-se os resultados e suas respectivas análises. Encerra-se este artigo com uma breve conclusão.
2. BALANCED SCORECARD
Segundo Kaplan e Norton (2004, p 8) Balanced Scorecard (BSC) é um conjunto de indicadores que proporciona aos gerentes uma visão rápida de toda a empresa. Nele estão incluídos indicadores financeiros que mostram o resultado das ações do passado, e os complementa com indicadores operacionais, relacionados com a satisfação dos clientes, com os processos internos e com a capacidade da organização de aprender e melhorar – atividades que impulsionam o desempenho financeiro futuro.
As principais vantagens desta ferramenta são: tornar a estratégia clara para toda organização; promover o consenso entre o time de executivos e ganhar comprometimento com as metas; facilitar o alinhamento de toda organização; direcionar o processo de alocação de recursos humanos e de capital; e fazer com que todos mantenham o foco nas prioridades estratégicas estabelecidas.
Atualmente, as empresas necessitam de avaliação não somente financeira, mas de toda a estrutura envolvida na operação. O BSC, conforme Bastos, Proença e Fernandes (2001) apud Schmidt et. al (2006 p 73) leva os executivos a traduzir com muito mais facilidade os objetivos estratégicos da empresa em um conjunto coerente de medidas de desempenho, inseridas nas quatro perspectivas.
Kaplan e Norton (1997) apud Schmidt et. Al (2006, p.72) definem o BSC como um instrumento de mensuração de desempenho que menospreza as medidas financeiras do desempenho passado, apenas incorpora outros vetores que abrangem as perspectivas dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
A hipótese subjacente ao BSC é a de que os resultados refletidos nos indicadores que compõem as perspectivas operacionais vão influenciar, mais à frente, os resultados da perspectiva financeira. O BSC, por esse motivo, é uma ferramenta utilizada para comunicar e promover o comprometimento geral com a estratégia da corporação. Esse método resume os indicadores de desempenho em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento (Kaplan e Norton, 1992 1996). Cada perspectiva deve ter seu próprio conjunto de medidas de performance, as quais precisam estar de acordo com as características e necessidades, além de refletir e materializar a missão e a estratégia da empresa (Kaplan e Norton 1993).
Para Resende (2003 apud ZAGO, 2006) o BSC estabelece uma interface entre a estratégia formulada e a agenda estratégica da organização, atuando, ao mesmo tempo, como modelo de avaliação, sistemática gerencial e filosofia de gestão, e criando um ambiente balanceado entre medição e mediação.
Mais que um exercício de medição, o BSC motiva melhorias não incrementais em áreas críticas, tais como desenvolvimento de produtos, processos, clientes e mercados (Kaplan e Norton 1993, p 134). Essas medidas devem ter interligação entre elas para que seja possível alinhar com a missão e a visão da empresa. O BSC procura decompor a estratégia de uma forma lógica, baseada em relações de causa e efeito, vetores de desempenho e relação com os fatores financeiros (Kaplane Norton 1997, p 155).
Conforme Kaplan e Norton (1992), a complexidade do gerenciamento das organizações exige que os gestores tenham condições de visualizar o desempenho da empresa sob quatro perspectivas, as quais fornecem
...