BIOÉTICA E INTERDISCIPLINARIDADE
Trabalho Universitário: BIOÉTICA E INTERDISCIPLINARIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edu91 • 10/5/2014 • 366 Palavras (2 Páginas) • 2.603 Visualizações
1) Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela Bioética moderna.
A Bioética moderna tem como um dos precursores, Potter. Mas com a promulgação da Lei Nacional para a Investigação Científica, nos Estados Unidos em 1974 e a consequente divulgação do Relatório Belmont, foram descritos os três princípios gerais e fundamentais da Bioética que são: o Respeito às Pessoas, A Beneficência e a Justiça.
- Principio do Respeito às Pessoas:
As pessoas são sempre agentes autônomos, ou seja, suas escolhas devem ser sempre respeitadas desde que não lesem direitos e autonomia de terceiros. Pessoas com autonomia comprometida devem ser tuteladas.
- Princípio da Beneficiência:
A obrigação de não fazer o mal e o dever de agir para o benefício do próximo.
- Princípio da Justiça:
A chamada Justiça Distributiva: o que pertence às pessoas ou aquilo que é devido a elas.
2) Explique a relação da Bioética com a interdisciplinaridade.
A Bioética pode ser descrita como um estudo que abrange várias disciplinas como a Ética, o Direito, a Filosofia, Teologia, entre outras. Ela tem como desafio, entender o ser humano em sociedade e suas dificuldades e com isso nortear uma complexa tarefa de delimitar suas fronteiras entre essas disciplinas. Existem algumas formas de tentar fazer essa classificação, como a utilizada por Jean Bernard.
Quando colocada ao lado da Filosofia, Bernard os divide entre os Indiferentes, os Artificiosos e os Renovadores.
Os Indiferentes procuram manterem-se distantes da polêmica em relação aos avanços da medicina.
Os Artificiosos, ao utilizar os avanços da tecnologia deixaram de lado a terapêutica.
Já os renovadores trouxeram um novo ponto de vista para os problemas filosóficos.
No campo Teológico ha pouco diálogo entre ciência e religião, se vê sempre muita rigidez de ambos os lados tornando a discussão sempre mais difícil.
A divisão entre Bioética e política é carente de grande vigilância e critério, pois os avanços podem ser de grande valia, mas pode produzir também abusos e destruição.
O direito é uma área com grande campo para interpretação, por isso, e difícil estabelecer um posicionamento junto à Bioética. O meio termo tende a ser um facilitador da tomada de decisão.
Já as fronteiras geográficas são fundamentais para se entender como cada país e seu povo se organizam e vivem de acordo com seus costumes.
...