BULLING
Resenha: BULLING. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DONEVES • 27/5/2013 • Resenha • 419 Palavras (2 Páginas) • 408 Visualizações
A prática do bullying tem sido tratada com maior prioridade nos últimos tempos, mas ao contrário do que muitos dizem, essa prática não é nenhuma descoberta e ocorre desde o momento em que as pessoas começam a viver em sociedade. O bullying, simplificadamente conceituando é uma série de agressões cometidas por um bully (agressor), contra alguém que este considere inferior (agredido), podendo ainda levar uma série de espectadores juntos, que ou, acham a prática engraçada ou, simplesmente não denunciam, pensando que isso não tem nada haver com ele. Esse ato normalmente é discutido no ambiente escolar onde se tem a maior facilidade de socialização, porém pode também ocorrer no ambiente profissional ou familiar.
Ocorre que se faz cada vez mais necessário a discussão desse assunto, pois nos parece que a sociedade acabou por perder alguns valores de suma importância que deveriam fazer parte da vida cotidiana. Dentre esses valores pode-se destacar com primazia a alteridade, que nada mais é do que a aceitação do outro, porque somos o outro. O nosso inconsciente está no outro. E a partir dessa aceitação do outro inicia-se a idéia de uma sociedade.
Não se pode esquecer que as pessoas devem ser tratadas sem diferença, deve-se respeitá-las e tolerá-las. E assim, vale recordar a idéia do constitucionalista Boaventura de Souza Santos o qual traz que se deve tratar os iguais como iguais e desiguais como desiguais, isso nos faz refletir que as pessoas não são iguais, e que se deve tratá-las e respeitá-las nas suas diferenças, sem preconceito ou discriminação de etnia, idade, origem, peso, dentre outros fatores, reconhecendo e tolerando as diversidades culturais que temos, afinal, estamos em um dos países com a maior diversidade cultural do mundo.
Lamentavelmente, o individualismo que se observa nos tempos atuais faz perceber que esses valores vistos acima foram deixados de lado e a falta deles é que fazem o indivíduo maltratar e agredir ao outro, sem ao menos lhe deixar que seja lhe dado a dignidade da pessoa, que todos possam viver da melhor forma possível e que não seja necessário buscar ao judiciário para solucionar esse tipo de conflito.
É possível aplicar a legislação para a prática do bullying, porém quando a pessoa necessita buscar ao judiciário nos deparamos com um caso difícil de ser solucionado, onde ao final teremos um vencedor e um perdedor e ainda, sérios danos psicológicos e físicos, que podem aparecer a curto ou longo prazo, não apenas para o agredido como também ao agressor que já apresenta certa facilidade para praticar atos inconsequentes.
...